O Parque Indígena do Xingu (PIX), no Mato Grosso, celebra nesta sexta-feira (14) seu 56º aniversário e para homenagear a data o Google, por meio dos doodles, criou uma arte em alusão ao Parque. O PIX foi a primeira área indígena criada no país. Com um total de 2.642.003 hectares seu objetivo é proteger a diversidade social dos povos indígenas. O local foi criado pelos ativistas Orlando e Leonardo Villas-Bôas.
Foto: Reprodução/Google
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), índios de quinze povos diferentes, como das tribos Kamayurá, Kaiabi, Yudjá, Aweti, Mehinako, Wauja e Trumai vivem na área do parque, cercada pelo rio Xingu. No total, existem onze Postos de Vigilância nos limites do território. Com o doodle, a cultura indígena Xingu passa a ser vista no País em cada acesso ao site de buscas, com elementos característicos como cestas de pesca e um cocar.
Doodles
As releituras do logo do Google surgiram em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída, quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, brincaram com a arte para indicar que participariam do festival Burning Man, no deserto de Nevada. Em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha.
Ao longo do tempo, a procura por doodles aumentou nos EUA e internacionalmente. Agora, a criação de doodles é responsabilidade de uma equipe de ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros. A equipe criou mais de 2.000 doodles para a página inicial em todo o mundo e aceita sugestões que podem ser enviadas parao e-mail proposals@google.com.
saiba mais
Instalação da mineradora canadense Belo Sun no Xingu tem licença suspensa
Justiça condena Dnit a indenizar índios Tenharim e Jiahui
Como a concessão de terras indígenas tem ajudado na manutenção das florestas
Luta dos povos indígenas no Brasil vira exposição digital
Cerimônia de entronização de uma estátua de Santa Rosa de Lima, do Peru, e um mosaico da Virgem Maria nos Jardins do Vaticano ocorreu neste sábado (31).