Designer carioca cria jogo de tabuleiro inspirado na Amazônia

Se aventurar na Amazônia sempre foi um sonho do carioca Roberto Tostes. Inspirado por esse desejo, criou um jogo de tabuleiro. Sim, o designer desenvolveu o game ‘Sobrevivência na Amazônia‘, que aborda temas importantes para a Região Norte, como ecologia, lendas e mitos.

De acordo com Tostes, ele é apaixonado pela Amazônia e precisou pesquisar bastante para o projeto do jogo. “A Amazônia sempre me impactou desde criança, tive a oportunidade de viajar para lá e achei o lugar mágico. Todo brasileiro deveria se orgulhar da região amazônica e, principalmente, proteger. Então, nada melhor do que incentivar as crianças e jovens, não é mesmo?”, questionou. 

Foto: Divulgação/Sobrevivência na Amazônia

O jogo


A premissa do jogo começa com muita ação. Tostes explica que os jogadores/exploradores saltam de paraquedas em pontos diferentes da floresta amazônica e todos têm a missão de chegar ao mesmo ponto de resgate. Durante o trajeto podem fazer várias atividades como, por exemplo, coletar recursos, ajudar na preservação da floresta, além de tomar decisões estratégicas. A aventura termina quando todos chegam no local destinado ao resgate. Segundo o designer, o desempenho de cada um durante o percurso é que determina o vencedor. 


Premiado


Este ano, o jogo produzido por Tostes participou da ‘Área de Protótipos da Catarse da Diversão Offline’. Em dois dias de evento, cerca de três mil pessoas circularam pelo evento e o jogo ‘Sobrevivência na Amazônia’ ganhou o gosto popular. Tanto, que foi o protótipo  mais votado pelo público e ganhou um prêmio especial dos organizadores. 

A ideia de Tostes é tirar o protótipo do papel. Ele pretende criar uma campanha para a produção do jogo de tabuleiro. “A gente chamou a atenção das pessoas no Diversão Offline, então é possível observar que existe um público para esse nicho. Levamos até uma dupla para demonstrar como o jogo funcionaria, foi uma experiência bacana e que trouxe um resultado positivo. Agora é trabalhar para lançar o ‘Sobrevivência na Amazônia’ no mercado”, afirmou o designer. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Proteção de territórios indígenas na Amazônia é discutida entre pesquisadores brasileiros e britânicos

A ideia do workshop é ouvir as demandas dos povos indígenas e discutir a proteção de seus territórios.

Leia também

Publicidade