Cheia de singularidades, a Amazônia é um campo infinito de possibilidades e inspiração para fotógrafos. Nesta sexta-feira (19), Dia Mundial da Fotografia, a convite do Portal Amazônia, oito fotógrafos do Amazonas selecionaram registros que mais marcaram suas produções pela região.
Um deles é o fotógrafo Thiago Menezes. Sua paixão pela fotografia nasceu da vontade de melhorar o trabalho que fazia com o celular. “Percebi que deveria estudar, adquiri uma câmera manual e comecei a treinar. Para quem está começando, aconselho estudar, esquecer o lucro e fotografar por amor mesmo. Sua satisfação é o melhor pagamento”, diz. Menezes também explica que gosta de fotografar pessoas em situações espontâneas.
Na vida da fotógrafa Jussara Amorim o interesse pela fotografia surgiu aos 14 anos. “Sempre gostei de fotografar pessoas e fotografava meus amigos. Na escola eu era conhecida como a menina que tirava fotos”, conta. Mas foi aos 16 anos que começou a “mergulhar mais fundo”. Por incertezas e desestímulos, Jussara quase desistiu.
“Mas ainda assim mergulhei fundo e prossegui. Hoje eu tenho uma visão diferente sobre a fotografia, pra mim ela é uma acumuladora de boas memórias. Ainda que a fotografia não seja tangível, ela pode representar algo mais profundo do que não se vê no real”, opina.