Confira a programação de aniversário de 259 anos de Macapá

Macapá completa 259 anos no dia 4 de fevereiro. E para comemorar, a cidade ganhará dois dias de festa com atrações diversificada e gratuitas. Na sexta-feira (3), tem Samba no Mercado Central; e no sábado (4), as comemorações iniciam pela manhã, na igreja São José, e só terminam à noite, na Praça Floriano Peixoto.

Marco Zero, um dos símbolos da cidade. Foto: David Rego Jr./Ministério do Turismo

Por ser um dos principais cartões postais da cidade e o sediar tradicional encontro de amigos e visitantes, o Mercado Central é o ponto de início das comemorações, com o Samba no Mercado Central Especial de Aniversário. A festa será das 20h às 22h, comandada pelo grupo Pagodelas e convidados. O evento é uma realização dos amigos do Mercado Central, com apoio direto do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur).

No sábado, a movimentação inicia muito cedo, às 7h, com a missa em ação de graças, na igreja matriz São José. A liturgia está regada de tradição macapaense, com músicas regionais e intervenções de Marabaixo, aliado aos ritos cristãos. Ao término da santa missa, os batuqueiros do Banzeiro do Brilho de Fogo já estarão aguardando na porta da igreja para dar início ao cortejo ritmado, com suas açucenas, crianças do Jardim do Banzeiro e dançadeiras de Marabaixo e Batuque.

Todos são convidados a participar do cortejo de aniversário. O Banzeiro segue até a Praça Floriano Peixoto, onde acontece a vasta programação com música, teatro, circo, atividades desportivas, recreativas, dança, contação de histórias, tudo pensado e organizado para agradar a todos os gostos e idades.

Este ano, o aniversário terá participação de empresas privadas como a Faculdade Estácio, que promoverá ações educativas e de saúde ao público. A Claro organizará um espaço para a criançada, com cama elástica, distribuição de brindes e balões, e treino funcional para adultos. A Organização Não Governamental Anjos Protetores (Ongap) disponibilizará uma barraca com a Feira de Adoção e seus voluntários farão uma campanha de conscientização da coleta de fezes do animal em passeio. Também a Escola de Línguas CNA e o Vila Nova Shopping levarão atividades para a Floriano.

As secretarias, coordenadorias e autarquias municipais estarão na praça desenvolvendo atividades. A Secretaria de Educação, por exemplo, terá um espaço com contação de histórias, clube do gibi, ponto de leitura, pintura de rosto e de desenhos de personalidades negras, exposição de obras e peças feitas a partir de materiais recicláveis, como papel, pneu, vidro, fibras, e também terá oficina de confecção de bonecas.

A Fundação de Cultura, responsável pela programação cultural, montará três espaços para as diferentes atividades: 1- Espaço Literário; 2- Espaço Parquinho, onde haverá apresentações de teatro e contação de histórias; 3 – Palco Lagoa, onde acontecerão os shows musicais e danças.

Veja a programação completa:

Data: 03/02 (sexta-feira)

Samba no Mercado Central

20h às 22h – Grupo Pagodelas e convidados.

Data: 04/02 (sábado)

Missa na igreja São José

6h30 – Grupo Berço do Marabaixo;
6h30 – Grupo Manuel Felipe Bisneto;
7h – Deize Pinheiro;
8h30 – Cortejo Artístico – Grupo Marco Zero;
8h30 – Cortejo Banzeiro do Brilho de Fogo.

Praça Floriano Peixoto

Espaço Parquinho

9h – Palhaçada e dança – Grupo Hemisfério;
10h – As Misuras do Interior – Amadeu Lobato;
11h – Histórias da Minha Aldeia – Lu de Oliveira;
16h – Cortejo Turma da Fanfarra – Cia. Tucuju;
17h – Mutuca de Sol a Solo – Jones Barsou;
17h30 – O Saci que não tinha uma perna só – Rute Xavier.

Espaço Literário

9h às 17h – Exposição Cons&Quência – Josafá Barbosa;
16h – Nave Protonotária e Planeta Agalopado – Ademir Pedrosa;
16h30 – Cenopoética o Charme da Poesia – Carla Nobre.

Palco Lagoa

9h – Espetáculo Infantil Entrei na Roda – Vania Ávlis;
9h30 – Banda Infantil Chocolate com Pipoca;
10h – Espetáculo de dança – Um brinde à Macapá – Cia. Aguinaldo Santos;
10h20 – Espetáculo Quando o Amor Florir – Poetas Azuis;
10h50 – Show Tambores no Meio do Mundo – Grupo Senzalas;
11h20 – Show Cleverson Baía;
11h50 – Show Osmar Junior;
12h20 – Show Julli Marques;
12h50 – Show Canto Minha Terra – Nivito Guedes;
13h20 – Show Cassion Pontes;
13h50 – Show Brenda Zeni;
14h20 – Show Júnior Massa;
14h50 – Show Rosa Amaral;
15h20 – Show Sol do Equador – Adenor Monteiro;
15h40 – Espetáculo O Diferencial É Grande Jeté Cia. de Dança;
16h10 – Espetáculo Corpo que Dança – Cia. Mec Loucos B.Boys.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade