A comenda foi criada a partir de uma propositura da deputada Alessandra Campêlo (OMDB) e do deputado Sabá Reis (PR), que falou da escolha do nome da comenda e da importância do trabalho de doutor Phelippe para o desenvolvimento da Amazônia.
“Quando se fala em doutor Phelippe, eu fico impressionado em ver o que este homem representou para pessoas que eu nunca imaginei que a gente pudesse alcançar. O que mais me chamava a atenção nesse homem, era a simplicidade, a forma que ele adotou para viver e conviver com as pessoas, procurando ser amigo de todos. Isso me tocou para escolhê-lo”, disse o parlamentar.
“A homenagem que está sendo feita ao pai é bastante justa, por tudo que ele fez, que está associado a vida que ele levava. E a medalha que recebo hoje, tem esse significado, homenagear personalidades que se destacam no empreendedorismo, atividades socio-ambientais, isso era a vida dele. Uma homenagem ao nome dele, não como algo vazio, mas muito dele, de como ele viveu, o que pensava e sonhava. É gratificante para a família todo esse reconhecimento”, disse.
Além de familiares, estavam presentes na solenidade admiradores e muitos amigos, como foi o caso do arcebispo metropolitano de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani, que a fé católica de Phelippe Daou.
“Exemplo de homem católico praticante de verdade, que tem sua vocação cristã como um homem de fé. Deus testemunho de sua fé e nunca teve vergonha de ser católico, sempre vivendo honestamente. Um exemplo para todos nós”, disse.
A presidente do conselho consultivo do GRAM, Claudia Daou Paixão falou do reconhecimento de seu pai com a comenda. “Hoje faz um ano que nosso pai partiu, e essa homenagem só vem para reconhecer o trabalho dele, e o que ele representa, isso é muito significativo. E as pessoas que receberem essa comenda, a partir do ano que vem, vão ter esse orgulho, pelo caráter, pela dignidade, por esses valores que ele passou para todos nós”, contou.
Phelippe Daou Júnior, recebeu a homenagem pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, quando do cuidado de uma das empresas do Gram, a Amazônia Cabo. Em um momento de emoção na tribuna, o CEO relembrou que se tornou hoje, é graças a seus pais. ” Se chegamos até aqui, Cláudia e eu, foi pela rigidez que nosso pai foi para conosco. O homem que me tornei, devo ao meu pai, “concluiu.
Sobre a comenda
A Comenda será entregue todos os anos no dia 15 de dezembro, data escolhida em homenagem ao nascimento de Phelippe Daou. O nome da personalidade ou entidade será indicado até o dia 1º de setembro e a aprovação acontecerá mediante votação da maioria dos deputados da Casa.
E destina-se a homenagear, uma vez ao ano, uma personalidade ou entidade com destacado desempenho na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.