‘Esvazie o armário e encha um coração’. Com este apelo, a campanha busca arrecadação de roupas, brinquedos (novos ou usados), livros infantis e alimentos não perecíveis no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Tudo que for arrecadado será entregue no Dia das Crianças, dia 12 de outubro, para 80 crianças indígenas carentes do bairro do Tarumã, em Manaus, e para cerca de 200 crianças da comunidade de Sobrado, em Novo Airão. As crianças são atendidas pelo Instituto Dharma, promotor da campanha.
De acordo com uma das organizadoras, a secretária executiva do Projeto Museu na Floresta do Inpa, Estéfani Fujita, qualquer brinquedo, seja novo ou usado, será bem-vindo, desde que esteja em boas condições. “O importante é o gesto e a mensagem transmitida às crianças. Queremos distribuir amor e vê-las sorrir”, disse.
As comemorações do Dia das Crianças serão focadas em Manaus e acontecerão na comunidade União dos Povos, situada no bairro Tarumã, próximo ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Os voluntários programam diversas atividades com as crianças, como café da manhã, bazar de roupas, pintura de rosto, yoga para crianças, além de brincadeiras com palhaços e distribuição de pipoca.
De acordo com a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, esta é uma oportunidade de fazer uma contribuição social além daquilo que se tem feito na área de popularização do conhecimento. “Essa é uma causa humanitária e de valorização da criança, ultrapassado a visão romantizada celebrada todo dia 12 de outubro e que muitas vezes não constrói nenhuma prática de ajuda concreta para a criança”, afirmou. Denise lembra que o brinquedo é parte integral do desenvolvimento intelectual e afetivo dos pequenos.
As doações podem ser entregues até o dia 10 de outubro, no Laboratório de Mamíferos Aquáticos, situado na área do Bosque da Ciência; no Auditório da Ecologia, no Campus III (V-8) do Inpa; assim como em outros pontos de coleta espalhados pela cidade. Voluntários que quiserem participar da campanha também podem entrar em contato pelos telefones (92) 98181-8202 ou (92) 99447-0962.