Boletim de Ocorrência transforma drama cotidiano em comédia, em Manaus

O conhecido ‘B.O.’, Boletim de Ocorrência, nomeia a peça teatral encenada em uma delegacia de Manaus. A comédia retrata um dia dentro de um local onde tudo que poderia acontecer, e o que não poderia, acontece. A peça entra em seu terceiro ano de apresentações com a companhia Interarte no dia 16 de junho no Teatro Manauara.

Com texto e direção de Roger Barbosa, a peça conta a história do delegado Mauro, que tenta manter tudo funcionando dentro da ordem, mas sua ‘louca’ recepcionista está mais preocupada em fofocar. E o que esperar de quem procura a delegacia?

A comédia de costumes foca em fatos cotidianos, mas de repercussão nacional que contribuem para a montagem de cada personagem. “É uma comédia de costumes porque trabalha personagens do dia a dia e também tem alguns assuntos sociais, uma vez que a comédia não é só para rir, mas para trazer críticas e trazer reflexões. O público se identifica com os personagens, com os dramas”, afirma Barbosa. Por isso, segundo o diretor, cada apresentação é única.

Foto: Divulgação/Lets Click
Com um texto cheio de surpresas, a história confronta as realidades de cada um que busca ajuda. Desde a mulher moderna que criou os filhos sozinha porque o companheiro foi embora até uma senhora viúva que sofreu assédio moral e físico. “É um limite do drama com a comédia, porque usamos aquilo que acontece de ruim no nosso dia a dia para torná-lo, de certa forma, engraçado. A gente está no meio da desgraça, mas tem a capacidade de rir dos próprios problemas”, disse ao Portal Amazônia.

Na terceira temporada, este ano, mais surpresas a caminho. “Temos muitas novidades de texto e de cenas, porque aproveitamos os últimos acontecimentos da sociedade. Existe o texto base, mas os acréscimos são feitos nos ensaios com a colaboração dos próprios atores”, explica Barbosa. “Por isso, no final, os personagens percebem que tem conexões que nem eles sabiam que tinham”, completa o diretor.

Preparação

O elenco conta com Cláudia Simões, Davy Chaves, Francisco David, Greyce Carlos, Graça Souza, Magda Carvalho, Patrícia Botelho, Paul Brown, Wilson do Carmo e Yohei Miura.

Miura, que interpreta o delegado, conta que a cada momento descubre novidades sobre o personagem. “Conforme vai passando vamos mudando a forma que interpretamos e acada vez que apresentamos nos aproximamos mais deles. Pela peça ser muito realista, para nós fica mais divertido porque nos sentimos mais próximos ainda dos personagens”, explica. De acordo com o ator, a inspiração vem principalmente das notícias diárias.

A apresentação acontece no dia 16 às 20h. As entradas podem ser adquiridas na bilheteria do Teatro Manauara, no Manuara Shopping, por R$ 30 (inteira) E R$ 15 (meia). Para mais informações: (92) 3342-8030. A companhia também apresentará um musical, no dia 10 de agosto, ‘Carmem em Revista’.

Projeto

A Temporada Check Up de Teatro é um projeto que tem como objetivo levar ao público espetáculos de qualidade com preços acessíveis, reconhecendo a importância da arte para uma boa qualidade de vida. O Hospital Check Up pesquisou e selecionou três companhias de teatro de Manaus para o projeto, que iniciou dia 11 de maio com a Cia Trilhares e segue até novembro com diversos espetáculos.

Programação:

13/07 – Meninos do Quintal (Cia Criatê)
10/08 – Carmem em Revista, o musical (Cia Interarte)
14/09 – Espetáculo ainda não divulgado (Cia Criatê)
19/10 – Espetáculo ainda não divulgado (Cia Trilhares)
09/11 – Espetáculo produzido especialmente para o projeto com participação das três cias (Trilhares, Interarte e Criatê)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade