Boletim de Ocorrência transforma drama cotidiano em comédia, em Manaus

O conhecido ‘B.O.’, Boletim de Ocorrência, nomeia a peça teatral encenada em uma delegacia de Manaus. A comédia retrata um dia dentro de um local onde tudo que poderia acontecer, e o que não poderia, acontece. A peça entra em seu terceiro ano de apresentações com a companhia Interarte no dia 16 de junho no Teatro Manauara.

Com texto e direção de Roger Barbosa, a peça conta a história do delegado Mauro, que tenta manter tudo funcionando dentro da ordem, mas sua ‘louca’ recepcionista está mais preocupada em fofocar. E o que esperar de quem procura a delegacia?

A comédia de costumes foca em fatos cotidianos, mas de repercussão nacional que contribuem para a montagem de cada personagem. “É uma comédia de costumes porque trabalha personagens do dia a dia e também tem alguns assuntos sociais, uma vez que a comédia não é só para rir, mas para trazer críticas e trazer reflexões. O público se identifica com os personagens, com os dramas”, afirma Barbosa. Por isso, segundo o diretor, cada apresentação é única.

Foto: Divulgação/Lets Click
Com um texto cheio de surpresas, a história confronta as realidades de cada um que busca ajuda. Desde a mulher moderna que criou os filhos sozinha porque o companheiro foi embora até uma senhora viúva que sofreu assédio moral e físico. “É um limite do drama com a comédia, porque usamos aquilo que acontece de ruim no nosso dia a dia para torná-lo, de certa forma, engraçado. A gente está no meio da desgraça, mas tem a capacidade de rir dos próprios problemas”, disse ao Portal Amazônia.

Na terceira temporada, este ano, mais surpresas a caminho. “Temos muitas novidades de texto e de cenas, porque aproveitamos os últimos acontecimentos da sociedade. Existe o texto base, mas os acréscimos são feitos nos ensaios com a colaboração dos próprios atores”, explica Barbosa. “Por isso, no final, os personagens percebem que tem conexões que nem eles sabiam que tinham”, completa o diretor.

Preparação

O elenco conta com Cláudia Simões, Davy Chaves, Francisco David, Greyce Carlos, Graça Souza, Magda Carvalho, Patrícia Botelho, Paul Brown, Wilson do Carmo e Yohei Miura.

Miura, que interpreta o delegado, conta que a cada momento descubre novidades sobre o personagem. “Conforme vai passando vamos mudando a forma que interpretamos e acada vez que apresentamos nos aproximamos mais deles. Pela peça ser muito realista, para nós fica mais divertido porque nos sentimos mais próximos ainda dos personagens”, explica. De acordo com o ator, a inspiração vem principalmente das notícias diárias.

A apresentação acontece no dia 16 às 20h. As entradas podem ser adquiridas na bilheteria do Teatro Manauara, no Manuara Shopping, por R$ 30 (inteira) E R$ 15 (meia). Para mais informações: (92) 3342-8030. A companhia também apresentará um musical, no dia 10 de agosto, ‘Carmem em Revista’.

Projeto

A Temporada Check Up de Teatro é um projeto que tem como objetivo levar ao público espetáculos de qualidade com preços acessíveis, reconhecendo a importância da arte para uma boa qualidade de vida. O Hospital Check Up pesquisou e selecionou três companhias de teatro de Manaus para o projeto, que iniciou dia 11 de maio com a Cia Trilhares e segue até novembro com diversos espetáculos.

Programação:

13/07 – Meninos do Quintal (Cia Criatê)
10/08 – Carmem em Revista, o musical (Cia Interarte)
14/09 – Espetáculo ainda não divulgado (Cia Criatê)
19/10 – Espetáculo ainda não divulgado (Cia Trilhares)
09/11 – Espetáculo produzido especialmente para o projeto com participação das três cias (Trilhares, Interarte e Criatê)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade