Acre registra maior percentual de Pontos de Cultura da Região Norte

RIO BRANCO – O Acre está no ranking entre uma das cidades com maior percentual de Pontos de Cultura em 2014. Com 31,8%, o estado é que possui a maior porcentagem da região Norte.  O dado está presente no Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014 (Estadic/Munic), estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no começo de dezembro de 2015.
Os Pontos de Cultura foram ampliados ainda durante o governo do presidente Lula. A iniciativa teve como objetivo organizar esses grupos em todo Brasil, para que assim, o Ministério da Cultura (MinC) pudesse ajudar financeiramente.
Ao todo, no Acre, 15 Pontos Culturais foram criados durante os últimos anos. Estão entre eles, a Casa Vivarte, a Associação de Produtores Rurais de Porto Acre e de Rodrigues Alves, a Liga de Quadrilhas, a Associação de Moradores de Tarauacá, o grupo de Juventude de Sena Madureira, o grupo de Idosos de Plácido de Castro e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi), entre outros.
Foto: Rose Farias/FEM-AC
De acordo com o coordenador dos Pontos Culturais, Ivan de Castela, estar nesta lista comprova que o trabalho com os Pontos está em um bom caminho. “Acredito que devemos manter a mente ampliada para fazer sempre mais. A Fundação Elias Mansour (FEM) está presente para ajudar no que precisar, mas os que fazem o principal trabalho são os ponteiros, responsáveis por cada ponto. Estar nesse ranking mostra que estamos exercendo nosso dever enquanto poder público”, disse.
Além dos pontos, o indicador ainda aponta inúmeros dados sobre a cultura no Brasil, que nos últimos anos, mostrou considerável crescimento. Mais informações podem ser encontradas no site do MinC.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade