Ação na biblioteca transforma Marechal Rondon e Dom Aquino em personagens de RPG

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça se insere na vanguarda. Desde o ano passado, todo último sábado do mês, o Palácio da Instrução, é cenário para batalhas épicas de RPG. Em 2019, a atividade se ampliará a dois sábados por mês. Essas novas aventuras vão estar disponíveis a partir do dia 22 de fevereiro.

RPG é uma sigla em inglês para Role Playing Game, que em uma tradução livre significa jogo de interpretação de personagem. Nesse jogo, um grupo de pessoas se reúne para contar uma história colaborativa, como se todos fossem os roteiristas de um filme. A visibilidade proporcionada pelos jogos de RPG é um diferencial atrativo à comunidade, que consequentemente proporciona o interesse pela leitura. 

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade, surgiu o projeto RPG na Biblioteca, em uma conexão com a literatura mato-grossense. Em algumas edições, os livros guia, tradicionais ao RPG, são substituídos por obras da coleção Mato Grosso. Assim, é fácil vivenciar uma batalha entre Marechal Rondon “arqueiro” e o “mago” Dom Aquino contra jacarés gigantes no Pantanal superlativo.  

“A biblioteca nos proporcionou estudos literários sobre a história do Estado. Adaptamos tudo para RPG, nossos ícones históricos, nossas etnias indígenas, nossas lendas e região, tudo baseado em muita pesquisa”, explica um dos idealizadores da ação na biblioteca, Renan Nareno.

As atividades são realizadas aos sábados, de maneira voluntária pela equipe da Confraria dos Mestres, um grupo de jovens que além de jogar, ministra cursos e workshops voltados para a prática do RPG e formação de novos mestres. Interessados em auxiliar serão bem-vindos, ressalta o grupo. Para participar é necessário ter no mínimo 10 anos de idade e possuir a carteirinha de sócio da biblioteca.

“Trata-se de um projeto importantíssimo porque movimenta o espaço nos fins de semana, proporciona muita interação da sociedade com a biblioteca pública e tem uma procura muito grande. É maravilhoso ver tantos jovens frequentando o espaço, estudando, lendo, pesquisando ao tempo em se que divertem”, revela a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Waldineia Ribeiro.

É possível acompanhar as datas e programação das atividades do projeto RPG na Biblioteca pela página do evento nas redes sociais que pode ser acessada pelo link https://bit.ly/2DKmU9V e outras atividades do grupo, em Facebook/Tmcbj. Ah, ficou curioso para saber o que significa TMCBJ? Todo Mundo Cala a Boca e Joga! Trata-se de um coletivo de RPG em Cuiabá que tem como objetivos auxiliar entusiastas iniciantes e trazer sistemas diversificados e desconhecidos.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade