Academia Amazonense de Letras celebra o centenário de nascimento de Djalma Batista

Em comemoração ao centenário de nascimento do médico, professor, cientista e escritor Djalma Batista, a Academia Amazonense de Letras (AAL) promove nesse sábado (24), às 9h, a programação “A Palavra em Plenário” com ciclo de palestras sobre a vida e pensamento de Djalma Batista, proferidas pelos acadêmicos Almino Affonso, Geraldo Xavier dos Anjos e Robério Braga. O evento será realizado na Casa de Adriano Jorge, sede da AAL.

A programação inicia com a conferência “Djalma Batista e a Petrobrás”, a ser ministrada pelo acadêmico Almino Affonso, na sequência Geraldo Xavier dos Anjos fala sobre o tema “A institucionalidade da saúde pública e a participação de Djalma Batista”, e encerrando o evento, o historiador e acadêmico Robério Braga apresenta “O acadêmico Djalma Batista”.

A presidente da AAL, professora doutora Rosa Mendonça de Brito, destaca a oportunidade do centenário para um reencontro com a obra tanto na área médica quanto sociológica deste grande amazônida, cujo legado de trabalho engrandece o Amazonas e repercute ainda hoje em vários setores aos quais ele emprestou sua competência e inteligência.

Evento

Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Universidade Federal do Amazonas, Academia Amazonense de Medicina e Instituto Geográfico Histórico do Amazonas, a programação de homenagem a este grande nome do Amazonas teve início no dia 17 de setembro com as conferências “Arte e Cultura em Djalma Batista” proferida pelo poeta e acadêmico Elson Farias, “Djalma Batista: Ciência e Medicina”, ministrado pelo médico e acadêmico Cláudio Chaves, e “Djalma Batista, cronista do seu tempo”, apresentada pelo professor doutor e acadêmico Renan Freitas Pinto.

A programação continua no dia 30 de setembro, às 20h, com a abertura da Sessão Solene proferida pela presidente da AAL, Rosa Brito, a saudação acadêmica pelo médico e acadêmico Marcus Barroso Barros, apresentação da Orquestra Barroca e os agradecimentos por Claudio José Limongi Batista, filho de Djalma Batista.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade