Academia Amazonense de Letras celebra o centenário de nascimento de Djalma Batista

Em comemoração ao centenário de nascimento do médico, professor, cientista e escritor Djalma Batista, a Academia Amazonense de Letras (AAL) promove nesse sábado (24), às 9h, a programação “A Palavra em Plenário” com ciclo de palestras sobre a vida e pensamento de Djalma Batista, proferidas pelos acadêmicos Almino Affonso, Geraldo Xavier dos Anjos e Robério Braga. O evento será realizado na Casa de Adriano Jorge, sede da AAL.

A programação inicia com a conferência “Djalma Batista e a Petrobrás”, a ser ministrada pelo acadêmico Almino Affonso, na sequência Geraldo Xavier dos Anjos fala sobre o tema “A institucionalidade da saúde pública e a participação de Djalma Batista”, e encerrando o evento, o historiador e acadêmico Robério Braga apresenta “O acadêmico Djalma Batista”.

A presidente da AAL, professora doutora Rosa Mendonça de Brito, destaca a oportunidade do centenário para um reencontro com a obra tanto na área médica quanto sociológica deste grande amazônida, cujo legado de trabalho engrandece o Amazonas e repercute ainda hoje em vários setores aos quais ele emprestou sua competência e inteligência.

Evento

Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Universidade Federal do Amazonas, Academia Amazonense de Medicina e Instituto Geográfico Histórico do Amazonas, a programação de homenagem a este grande nome do Amazonas teve início no dia 17 de setembro com as conferências “Arte e Cultura em Djalma Batista” proferida pelo poeta e acadêmico Elson Farias, “Djalma Batista: Ciência e Medicina”, ministrado pelo médico e acadêmico Cláudio Chaves, e “Djalma Batista, cronista do seu tempo”, apresentada pelo professor doutor e acadêmico Renan Freitas Pinto.

A programação continua no dia 30 de setembro, às 20h, com a abertura da Sessão Solene proferida pela presidente da AAL, Rosa Brito, a saudação acadêmica pelo médico e acadêmico Marcus Barroso Barros, apresentação da Orquestra Barroca e os agradecimentos por Claudio José Limongi Batista, filho de Djalma Batista.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas avaliam como répteis e anfíbios lidam com mudança climática em ilha de Roraima

Expedição à Estação Ecológica de Maracá coletou mais de 400 espécimes para investigar como esses animais lidam com o aumento da temperatura previsto para as próximas décadas.

Leia também

Publicidade