Tudo corria conforme o planejado para a fuga da família Sabino Machado e dos agregados. A ideia era deixar a mansão, enquanto os manifestantes a favor dos congelados faziam barulho na frente da casa para distrair os militares e a equipe de Petra (Eva Wilma). Mas, algo dá errado e os fugitivos são pegos com a boca na botija.
Os Sabino Machado e os agregados dão início ao plano de fuga. Eles conseguem até mesmo sair da mansão por um buraco no telhado. Porém, durante a fuga, o capitão Mateus (Raphael Vianna) percebe que tem algo errado e que não há ninguém de olho nos congelados.
“Essa manifestação. Claro, é pra desviar a nossa atenção da casa!”, Mateus conclui. “O que está dizendo?”, Petra tenta entender. “Isso é um plano de fuga, doutora, que está em andamento!”, ele explica.
Mateus comanda uma invasão a casa e vai à procura dos “fugitivos”. Dom Sabino (Edson Celulari) percebe que, mesmo do lado de fora, todos estão cercados e sugere que Menelau (David Junior) fuja. O ex-escravo reluta, mas acaba seguindo o concelho do patriarca.
“Fuja, Menelau!”, Dom Sabino diz. O clima é de apreensão até que os militares chegam e encontram todos.