O espaço alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
A orla de Belém (PA) é extensa, mas historicamente ocupada por indústrias, galpões e portos particulares. Ela é banhada pelo Rio Guajará, um dos principais afluentes do Pará com o qual a população estabelece uma relação íntima e simbólica. Porém, algo faltava para deixar a região ainda mais atrativa.
Erguido em 1999, o Ver-o-Rio se tornou um dos principais atrativos turísticos de Belém. No decorrer do tempo, o espaço ficou abandonado e sem a manutenção adequada, porém ganhou reparos para que a população não perdesse o complexo.
Sabe a melhor parte do Ver-o-Rio? A vista. O espaço está localizado as margens da baía do Guajará no bairro do Umarizal, próximo ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O complexo surgiu do projeto ‘Ver-o-Rio, Janelas Abertas para as Águas’, criado com o objetivo de proporcionar um turismo contemplativo e acesso livre a orla da baía. O espaço alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
Da orla, as pessoas tem acesso a comidas típicas, shows musicais, cultural e paisagem da ilha do Combú. O complexo conta com barracas de comidas típicas, bares, um palco, playground, calçadão de pedra portuguesa e um marégrafo (aparelho que mede o nível da maré).
E aí? Você conhece o local? Que outros locais pela Amazônia sugere para um passeio?