Trilhas no Parque Estadual da Serra das Andorinhas atraem dezenas de aventureiros no Pará

O Ideflor-Bio, que administra a Unidade de Conservação, ressalta a importância de as trilhas serem acompanhadas por condutores autorizados.

Dezenas de pessoas se reuniram no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, município do sudeste paraense, para descobrir e admirar as belezas dessa Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Duas trilhas foram destaque nos últimos dias, atraindo quem procura por experiências ao ar livre e aventura.


A primeira trilha, organizada pela Saga Runners Sport, reuniu 50 participantes, que foram acompanhados por 10 condutores devidamente habilitados. O percurso de aproximadamente 8 quilômetros levou os aventureiros às cachoeiras Vale da Trincheira e do Caldeirão, ao Mirante da Trincheira e ao Rancho do Irmão Kleber.
Cachoeiras estão no caminho dos praticantes de trilhas no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas. Foto: Ascom/Ideflor-Bio

Já a segunda, intitulada “Mulheres na Trilha Saga”, organizada pela condutora Crislayne Cristina e o Grupo Raposas da Serra, atraiu 42 participantes, determinadas a aproveitar a natureza e fortalecer os laços de amizade. A jornada começou com um café da manhã na Chácara Nilva Brandão, seguido por uma caminhada de 2,8 km até a Cachoeira Boqueirão.

Incentivo 

O Ideflor-Bio, por meio da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), apoia essas iniciativas. Além disso, o órgão ambiental do Governo do Pará destaca a importância de as trilhas serem acompanhadas por condutores autorizados, a fim de garantir a segurança e preservação do meio ambiente.

O titular da GRA em exercício, Wagner Bastos, enfatizou que essas programações promovem o ecoturismo e contribuem para conscientizar as pessoas a respeito da conservação ambiental e do respeito às áreas protegidas.

Participantes de trilhas estreitam o contato com a natureza. Foto: Divulgação

“Iniciativas como essas não apenas promovem o turismo consciente e sustentável, mas também estimulam o cuidado e a preservação do meio ambiente. É fundamental que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar a beleza natural de nossa região, ao mesmo tempo em que são conscientizadas sobre a importância da conservação desses preciosos ecossistemas”,

enfatizou o gerente em exercício.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Governo apresenta medidas implementadas na Terra Yanomami à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Entre as novidades de 2024 apresentadas pela representante do governo brasileiro, está a implantação da Casa de Governo, em Boa Vista, Roraima.

Leia também

Publicidade