Trapiche Eliezer Levy Revitalizado. Foto: Isadora Pereira/g1 Amapá
Após 10 anos, o Trapiche Eliezer Levy volta a fazer parte da memória afetiva dos macapaenses. O local foi entregue totalmente revitalizado no dia 27 de dezembro, com direito a nova sorveteria, restaurante, instalação de iluminação em led e o tão aguardado pela população: o ‘bondinho‘ que agora funciona de forma elétrica.
No Trapiche Eliezer Levy, o passeio no bondinho vai funcionar de forma gratuita. Os horários e funcionamento ainda serão definidos pela Prefeitura de Macapá.
O local às margens do rio Amazonas foi palco de muitas histórias para a população, como diz o guarda municipal Ivanilson Pena, que frequentava o trapiche quando era totalmente de madeira. Após quase 20 anos, ele e a esposa marcaram presença na reinauguração
“Eu vinha aqui quando tinha mais ou menos uns 16 anos, com a minha esposa que na época era minha namorada. Tem uma situação engraçada dessa época, que nós brigamos e ela veio andando na frente aqui no trapiche e uns ‘caras’ começaram a mexer com ela e eu falei que ia jogar eles no rio se mexessem com a minha mulher”, contou bem humorado ao lembrar da história.
Ivanilson contou ainda que o trapiche guarda muitas lembranças do casal, da amizade ao namoro, até o momento em que retornam ao local em 2024, com a família completa e as filhas já crescidas.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, disse que a inauguração do Trapiche Eliezer Levy é mais um incentivo ao turismo na capital, movimentando a renda e valorizando a história da cidade.
“O turismo é algo que a gente tem que investir cada vez mais, e o trapiche, ele vem se somar a todas as intervenções que estão sendo feitas na cidade, especialmente aqui na nossa orla de Macapá. O trapiche foi ampliado, o seu deck, que fica lá dentro do Rio, aumentou”, contou.
Além disso, o espaço conta com o restaurante que passa a funcionar no mês de janeiro e locais de contemplação para o rio, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
“Tem um restaurante, nós tivemos o edital divulgado recentemente, então no meado de janeiro o restaurante estará completo já para receber a população. Temos a sorveteria e temos a tradicional volta do bondinho. Com som ambiente, com uma televisão, que com certeza possibilitará que pessoas que têm necessidades especiais, dificuldades de angulação, possam acessar o deck”, finalizou.
O espaço era anteriormente de responsabilidade do governo do Amapá, que passou para a prefeitura de Macapá em julho de 2021 por meio de um termo de concessão, com a autorização para o uso do espaço por 20 anos. A obra integra o projeto Orla Viva, que prevê a revitalização de toda a frente da cidade.
Sobre o trapiche
O Trapiche Eliezer Levy começou a ser construído em 1936 pelo então prefeito Eliezer Levy, e foi inaugurado apenas no ano de 1945. O local era um destaque devido aos 4 pontos de observação inspirados nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá.
O projeto foi aprovado pelo Ministério da Defesa e coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP