Trapiche Eliezer Levy retoma atividades em Macapá com ‘bondinho’ elétrico

O Trapiche Eliezer Levy começou a ser construído em 1936 pelo então prefeito Eliezer Levy e se tornou símbolo turístico de Macapá.

Trapiche Eliezer Levy Revitalizado. Foto: Isadora Pereira/g1 Amapá

Após 10 anos, o Trapiche Eliezer Levy volta a fazer parte da memória afetiva dos macapaenses. O local foi entregue totalmente revitalizado no dia 27 de dezembro, com direito a nova sorveteria, restaurante, instalação de iluminação em led e o tão aguardado pela população: o ‘bondinho‘ que agora funciona de forma elétrica.

No Trapiche Eliezer Levy, o passeio no bondinho vai funcionar de forma gratuita. Os horários e funcionamento ainda serão definidos pela Prefeitura de Macapá.

O local às margens do rio Amazonas foi palco de muitas histórias para a população, como diz o guarda municipal Ivanilson Pena, que frequentava o trapiche quando era totalmente de madeira. Após quase 20 anos, ele e a esposa marcaram presença na reinauguração

Ivanilson contou ainda que o trapiche guarda muitas lembranças do casal, da amizade ao namoro, até o momento em que retornam ao local em 2024, com a família completa e as filhas já crescidas.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, disse que a inauguração do Trapiche Eliezer Levy é mais um incentivo ao turismo na capital, movimentando a renda e valorizando a história da cidade.

Além disso, o espaço conta com o restaurante que passa a funcionar no mês de janeiro e locais de contemplação para o rio, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

“Tem um restaurante, nós tivemos o edital divulgado recentemente, então no meado de janeiro o restaurante estará completo já para receber a população. Temos a sorveteria e temos a tradicional volta do bondinho. Com som ambiente, com uma televisão, que com certeza possibilitará que pessoas que têm necessidades especiais, dificuldades de angulação, possam acessar o deck”, finalizou.

O espaço era anteriormente de responsabilidade do governo do Amapá, que passou para a prefeitura de Macapá em julho de 2021 por meio de um termo de concessão, com a autorização para o uso do espaço por 20 anos. A obra integra o projeto Orla Viva, que prevê a revitalização de toda a frente da cidade.

Sobre o trapiche

O Trapiche Eliezer Levy começou a ser construído em 1936 pelo então prefeito Eliezer Levy, e foi inaugurado apenas no ano de 1945. O local era um destaque devido aos 4 pontos de observação inspirados nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Defesa e coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade