Setur qualifica estudantes para atuação em Turismo Religioso no Pará

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) concluiu nesta segunda-feira (25) o módulo II ‘Segurança da Condução: Atendimento Pré-Hospitalar’, do projeto Qualificação Profissional em Turismo Religioso. A capacitação, realizada por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), treinou os participantes na condução de turistas nos itinerários das igrejas católicas de Belém, enfatizando a comunicação com os visitantes e a atuação como intermediários durante os roteiros pela cidade.

Participaram da qualificação estudantes dos cursos de Turismo e História, e ainda voluntários da Pastoral do Turismo (Pastur). Junto com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a Pastoral é parceria da Setur no desenvolvimento do projeto. O módulo II teve como instrutores os sargentos Edivaldo Nascimento e Aguinaldo Sousa, e o cabo Fábio Pinheiro, integrantes do Corpo de Bombeiros.

“Minhas expectativas sobre o projeto são as melhores possíveis, pois o Pará é um Estado com grande potencial turístico a ser explorado. O projeto, além de preparar os alunos para receber o turista, os torna críticos e com boas habilidades motoras e cognitivas, preparando-os para novos desafios. O módulo Atendimento Pré-Hospitalar permite ao aluno, durante as atividades laborais, reconhecer situações que precisem de apoio médico, por meio dos sinais e sintomas, e de resposta rápida a entidades clínicas que exigem o primeiro atendimento, como reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, contenção de hemorragias e movimentação das vítimas”, explicou o cabo Fábio Pinheiro.

Conhecimento – O conteúdo do módulo II reuniu aprendizagem para atendimento preciso em caso de acidentes durante a condução dos turistas; avaliação do cenário e abordagem da vítima; desobstrução das vias aéreas; aplicação das técnicas para reanimação cardiopulmonar; cuidados em acidentes envolvendo animais peçonhentos; transporte e movimentação das vítimas; práticas em primeiros socorros, e definição, classificação, prevenção e tratamento para estado de choque, hemorragias, fraturas e queimaduras.

Daniela Viana, aluna do curso de Turismo na Universidade Federal do Pará (UFPA), destacou a importância do projeto para sua formação. “O curso veio como uma forma de instruir os novos condutores no segmento do turismo religioso, pois sua prática possibilita o contato direto com os turistas, especialmente no período do evento Círio de Nazaré, em que ocorre maior demanda turística. Este conhecimento nos orienta também em como proceder nos casos de pessoas que venham a se acidentar, nos possibilitando prestar os primeiros socorros”, disse Daniela.

Foto: Reprodução/Ag.Pará
Na terceira e última etapa do projeto, que contará com a parceria do Sistema Integrado de Museus (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), prevista para junho de 2017, serão realizadas as atividades práticas, com programação de um dia de roteiro religioso no circuito do ‘Rosário pelas Ruas de Belém’.

Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional, ressaltou que “este é um curso inovador para nosso Estado. Belém possui belas igrejas, que têm influências de vários arquitetos importantes. Isso ocasiona o resgate da nossa história. Quando esse patrimônio é valorizado, é também preservado, mostrando toda a sua grandiosidade, pois as igrejas não são um objeto à parte”.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oficina de cinema em Manaus promove integração cultural e dá voz a jovens migrantes e amazonenses

O projeto contou com 44 alunos, que aprenderam desde a concepção de ideias e roteiros até a produção, captação e edição de vídeos, utilizando apenas celulares.

Leia também

Publicidade