São Sebastião do Uatumã é destino turístico que atrai apaixonados pela pesca esportiva no Amazonas

Turismo sustentável e imersão na floresta amazônica são outros dos atrativos turísticos do local

Cercado de belezas naturais, praias, história e paisagens encantadoras, o município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), no Amazonas, é um destino turístico que atrai os apaixonados pela pesca esportiva, turismo sustentável e imersão na floresta amazônica.

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) apresenta um roteiro para descobrir os encantos da cidade amazonense que, oficialmente, foi criada em 1981 e já nasceu privilegiada. O município tem um encontro das águas para chamar de seu, do rio Uatumã com o rio Amazonas.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Para chegar ao destino, o acesso é terrestre em 80% da viagem pelas rodovias AM-010 e AM-363 até o município de Itapiranga, o restante é feito por transportadoras fluviais que saem do porto da cidade no final da manhã, o que dá aproximadamente seis horas de viagem.

O porto pequeno e com charme do interior dá o tom da cidade que acolhe os visitantes logo na chegada. A fachada anuncia: “Bem-vindo. Welcome to São Sebastião do Uatumã” com uma pintura do símbolo da cidade: o tucunaré. 

E não, por acaso, o município recebe a cada temporada de pesca, que dura de agosto a dezembro, cerca de 4 mil turistas de estados como Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os mais apaixonados pela pesca esportiva ao redor do mundo também visitam a localidade. São japoneses, coreanos, alemães e chineses que disputam quem pesca o maior peixe da temporada. 

Em 2022, por exemplo, registrou-se a pesca de um tucunaré de quase 80 centímetros. Mas os moradores garantem o desafio: há peixes muito maiores no rio Uatumã.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Imersão na floresta 

O turismo de base comunitária é outro exemplo que conquista os turistas que conhecem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. Uma verdadeira imersão que estimula todos os sentidos. A pousada Mirante do Uatumã (@mirante_do_uatuma_) se mantém aberta durante o ano todo. Reservas podem ser feitas pelos contatos (92) 99191-7895 ou mirantedouatuma@gmail.com.

O contato com a natureza e o fortalecimento da consciência ambiental estão no centro da experiência. A pousada faz parte do projeto da comunidade que resgata os ovos dos quelônios, em parceria com o Governo do Amazonas.

A pousada garante locais propícios para eclosão, alimentação, abrigo e também proteção contra os predadores das espécies. Os turistas são convidados para participar da coleta dos ovos, que acontece a partir do mês de setembro, e da soltura de aproximadamente 20 mil filhotes em fevereiro.

Foto: Larissa Holanda

Delícias do Uatumã

Na sede do município de São Sebastião do Uatumã, os visitantes contam com pratos modernos e tradicionais com a matéria-prima mais abundante do Amazonas: os peixes.

Da lasanha de pirarucu, passando pelo palitinho de peixe, até o tambaqui assado, o restaurante Marrom Glacê revela as deliciosas receitas que são a marca do restaurante que tem mais de 50 anos de existência. Os pratos são acompanhados pela vista do restaurante, que fica em frente a praia e o rio Uatumã. Reservas são feitas pelo (92) 99147-9490.

Outra iguaria muito produzida em São Sebastião é o tucumã, fruta de palmeira natural da Amazônia, com sabor doce, levemente amanteigado. Geralmente apreciada no combo x-caboquinho, pão francês, queijo coalho e banana pacovã frita.

*Com informações da Amazonastur

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Coletivo alerta que seca dos rios no Amazonas ameaça o manejo do pirarucu 

Em carta aberta divulgada no fim de outubro, Coletivo de organizações solicita ações emergenciais para mitigar prejuízos causados pelo segundo ano de eventos climáticos extremos.

Leia também

Publicidade