Roraima amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com seis municípios cadastrados

Em Roraima, a inclusão de Mucajaí e Rorainópolis fortalece o processo de regionalização e o trabalho das Instâncias de Governança Regionais.

Em Roraima, a inclusão de Mucajaí e Rorainópolis fortalece o processo de regionalização e o trabalho das IGRs. Foto: Reprodução/Arquivo Prefeitura de Boa Vista

Seis municípios de Roraima agora fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que orienta a aplicação de políticas públicas e investimentos federais no setor. Além de Boa Vista, Pacaraima, Amajari e Caroebe, que já integravam a lista, Mucajaí e Rorainópolis tiveram documentações aprovadas e foram oficialmente incluídas na atualização mais recente.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Em Roraima, a inclusão de Mucajaí e Rorainópolis fortalece o processo de regionalização e o trabalho das IGRs (Instâncias de Governança Regionais). Mucajaí faz parte da IGR Savana Amazônica, recentemente formalizada, enquanto Rorainópolis integra a IGR Águas e Florestas da Linha do Equador, ambas aptas a receber investimentos e emendas parlamentares voltadas ao turismo.

Leia também: Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara de Roraima

Roraima amplia presença no Mapa do Turismo
Roraima amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com seis municípios cadastrados. Foto: Ascom Secult RR

Leia também: Bonfim e Pacaraima: conheça as cidades na fronteira com região disputada pela Venezuela e Guiana

O diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Rodrigues, destacou que o resultado é fruto de um trabalho conjunto entre Estado e municípios para fortalecer a política de regionalização do turismo.

“A partir da categorização no Mapa [do Turismo], os municípios passam a protagonizar as políticas públicas de turismo do Estado e do país. Isso possibilita a captação de recursos, o planejamento de ações e o fortalecimento da atividade turística em nível local e regional”, afirmou.

Leia também: 5 lugares encantadores para conhecer em Roraima

Roraima amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com seis municípios cadastrados. Foto: Ascom Secult RR

Leia também: Mirante da Pedra da Paixão de Cristo é nova atração turística de Mucajaí, em Roraima

Bruno ressaltou ainda que os municípios incluídos já desenvolvem projetos estruturantes e ações de fomento ao turismo, o que contribui diretamente para o crescimento econômico do setor. “A presença no Mapa é fundamental para garantir visibilidade e acesso a recursos. É um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito para estruturar o turismo de forma sustentável e integrada”, completou.

Como funciona o cadastramento?

O cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro considera cinco variáveis relacionadas ao desempenho econômico do turismo, permitindo ao Ministério do Turismo definir prioridades de investimentos e repasses de recursos. Para ser incluído, o município deve possuir secretaria ou coordenação de turismo ativa, lei orçamentária própria, prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo atuante e comprovar vínculo com uma instância de governança regional.

Roraima amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com seis municípios cadastrados. Foto: Ascom Secult RR

Leia também: Portal Amazônia responde: por que Pacaraima não pode ter cemitério?

A inclusão dos municípios de Roraima representa um reconhecimento da importância do turismo para a economia estadual, fortalecendo a diversidade cultural e natural do Estado e ampliando as oportunidades de investimentos e geração de renda.

“Com a ampliação do número de municípios no Mapa, Roraima reafirma seu potencial como destino turístico sustentável e competitivo, valorizando suas belezas naturais e a identidade cultural de seu povo”, concluiu Bruno.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um importante instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo, e tem como objetivo identificar e organizar destinos turísticos em todo o país, definindo áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas e ações voltadas ao setor.

*Com informação da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ações integradas fortalecem o combate ao desmatamento e geram resultados positivos para o Acre

A conquista é fruto do compromisso do Estado com o Programa REM Acre, na implementação de políticas públicas e ações coordenadas.

Leia também

Publicidade