‘Ronco ininterrupto’: conheça a mística Serra do Roncador no Mato Grosso

Cercada pelos rios Xingu, Kuluene, Araguaia e o rio das Mortes, a Serra do Roncador é uma região de aproximadamente 800 quilômetros de pura natureza e montanhas.

Cercada de mitos e lendas devido à sua origem e biodiversidade, a Amazônia possui lugares únicos. Um deles é a misteriosa Serra do Roncador, localizada no Mato Grosso, Estado pertencente à Amazônia Legal.

Cercada pelos rios Xingu, Kuluene, Araguaia e o rio das Mortes, a Serra do Roncador é uma região de aproximadamente 800 quilômetros de pura natureza e montanhas. 

O nome, “Serra do Roncador”, tem como origem o som grave que se forma e ecoa na região, principalmente durante a noite, com o contato do vento e os gigantes paredões rochosos, quando é possível ouvir um barulho semelhante ao ronco ininterrupto de uma pessoa dormindo.

Foto: Reprodução/Adventure Club

Mistérios

Mas não é só o nome que provoca curiosidade nas pessoas. Outra característica muito peculiar da região é o conjunto de lendas que envolvem, dentre outras coisas, objetos voadores não-identificados (OVNIs) e coisas sobrenaturais.

Grande parte dos pesquisadores e turistas que visitam a Serra do Roncador buscam por registros de antigas civilizações, inscrições rupestres e sítios arqueológicos.

Foi o caso do explorador inglês Percy Harrison, um coronel da artilharia britânica. Em meados de 1919, ele chegou na região com o objetivo de encontrar vestígios que comprovassem a sua tese de que ali havia uma civilização intraterrestre, ou seja civilizações que habitam o interior da Terra.

A sua busca por essa civilização era por acreditar que eles seriam os possíveis descendentes dos Atlantes, do continente perdido de Atlântida. A sua intenção era estabelecer contato com essa civilização. E foi então que, em 1925, Percy desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas ou rastros. 

Atrativos

 Além do misticismo, são inúmeros os pontos turísticos oferecidos pela serra mato-grossense:

Parque Estadual da Serra Azul

A Serra do Roncador se inicia dos limites deste parque, que se dedica à preservação do cerrado numa área de 11 hectares que possui cavernas, trilhas, formações rochosas e cachoeiras.

Foto: Reprodução/Botoblog

Complexo de Cachoeiras do Bateia

Este complexo conta com pelo menos 15 cachoeiras que são acessadas por meio de trilhas. Além disso, possuem escorregadores naturais e piscinas de águas cristalinas, esverdeadas e azuladas.

Foto: Ricardo Manciolli/Secom-BG

Furna do Mineiro

Ester local corresponde a um sítio pertencente a uma família tradicional local. Nele é possível conhecer os hábitos do campo, servir-se de produtos orgânicos produzidos no local e, ainda, tomar banho em uma cachoeira situada entre paredões de arenito da cor vermelha cujas águas formam um poço calmo e disponível para nado e mergulho.

Foto: Reprodução/Destinos notáveis

Misticismo

Como citado, um dos fatores que move o turismo da Serra do Roncador são as lendas e mistérios,  o que pode ser considerado como turismo esotérico.

Por exemplo, no Bico da Serra é possível ver, dependendo do ângulo, as imagens de um índio e uma santa, o que simbolicamente representa os guardiões do local, um com o papel de proteger e o outro de abençoar. 

O Arco da Pedra é uma formação rochosa considerada por diversos grupos esotéricos como um dos pontos mais energéticos da Terra e um “portal” para outros mundos.

Na região também há várias aldeias indígenas, como os Xavantes, que guardam muito bem a entrada do túnel roncador, que segundo lendas, dá acesso a cidades subterrâneas intraterrenas. 

Fato ou lenda, a Serra do Roncador é um lugar que nos conecta  à natureza e é encantador. E aí, você visitaria?

Como chegar 

O acesso à Serra do Roncador se dá pela cidade de Barra do Garças. Para isso, pode-se viajar de avião até Brasília, Goiânia ou Cuiabá e, a partir daí, realizar uma viagem de ônibus. A viagem entre Brasília e Barra do Garças é de aproximadamente 10 horas; saindo-se de Cuiabá, o percurso é de 8 horas e, de Goiânia, 5h30.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade