Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Primeiro discoporto do mundo fica em cidade da Amazônia Legal

Viabilizar o pouso de discos voadores e oferecer mais acessibilidade aos turistas, ufólogos e extraterrestres. Esses são os propósitos do Discoporto localizado na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso. 

Conhecido internacionalmente como o primeiro espaço do mundo destinado a receber Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e consagrado como um dos maiores símbolos do misticismo barra-garcense, o local será reinaugurado dia 15 de setembro, após reformas. 

Com mais de 25 anos de existência, o aeroporto para discos voadores estava fechado há cerca de quatro anos. Agora, passa a contar com um projeto de paisagismo temático e o acesso ao parque foi reestruturado para facilitar o acesso dos turistas ao local, uma vez que a reinauguração visa resgatar e valorizar a cultura local, fomentando o turismo.

O espaço para a construção do aeródromo foi criado pela Lei n° 1840 de setembro de 1995, de autoria do então vereador Valdon Varjão. Mas os primeiros painéis e a representação de uma aeronave em formato de disco voador foram colocados no local em 1997. Os novos painéis fixados no Discoporto foram projetados pelo artista plástico Genito Santos.

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Barra do Garças-MT

Turismo ufológico 

A área do Discoporto é de aproximadamente 2,2 mil metros e está localizada dentro do Parque Estadual da Serra Azul. O artista plástico Genito Santos também ajudou a executar o projeto durante sua criação nos anos 1990. 

Genito também é guia de turismo e relata que já conduziu centenas de pessoas motivadas pela ideia de conhecer o discoporto e, com sorte, avistar alguma atividade ufológica. "Elas são movidas pela vontade de conhecer o novo, vivenciar experiências inusitadas, e claro, ter muitas histórias para contar no retorno e é isso que nós quisemos criar aqui. Um lugar único", afirma.

 Com foco no turismo ufológico, a cidade conta com diversos eventos anuais sobre o tema, como o Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, que atrai turistas de todas as regiões do Brasil e conta até com vigília ufológica. Em 2015 foi criado oficialmente o Dia do ET na cidade, comemorado no segundo domingo de julho.

Veja mais notícias sobre TurismoMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/