Primeiro discoporto do mundo fica em cidade da Amazônia Legal

O inusitado ponto turístico fica na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, e é consagrado como um dos maiores símbolos do misticismo na região.

Viabilizar o pouso de discos voadores e oferecer mais acessibilidade aos turistas, ufólogos e extraterrestres. Esses são os propósitos do Discoporto localizado na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso. 

Conhecido internacionalmente como o primeiro espaço do mundo destinado a receber Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e consagrado como um dos maiores símbolos do misticismo barra-garcense, o local será reinaugurado dia 15 de setembro, após reformas. 

Com mais de 25 anos de existência, o aeroporto para discos voadores estava fechado há cerca de quatro anos. Agora, passa a contar com um projeto de paisagismo temático e o acesso ao parque foi reestruturado para facilitar o acesso dos turistas ao local, uma vez que a reinauguração visa resgatar e valorizar a cultura local, fomentando o turismo.

O espaço para a construção do aeródromo foi criado pela Lei n° 1840 de setembro de 1995, de autoria do então vereador Valdon Varjão. Mas os primeiros painéis e a representação de uma aeronave em formato de disco voador foram colocados no local em 1997. Os novos painéis fixados no Discoporto foram projetados pelo artista plástico Genito Santos.

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Barra do Garças-MT

Turismo ufológico 

A área do Discoporto é de aproximadamente 2,2 mil metros e está localizada dentro do Parque Estadual da Serra Azul. O artista plástico Genito Santos também ajudou a executar o projeto durante sua criação nos anos 1990. 

Genito também é guia de turismo e relata que já conduziu centenas de pessoas motivadas pela ideia de conhecer o discoporto e, com sorte, avistar alguma atividade ufológica. “Elas são movidas pela vontade de conhecer o novo, vivenciar experiências inusitadas, e claro, ter muitas histórias para contar no retorno e é isso que nós quisemos criar aqui. Um lugar único”, afirma.

 Com foco no turismo ufológico, a cidade conta com diversos eventos anuais sobre o tema, como o Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, que atrai turistas de todas as regiões do Brasil e conta até com vigília ufológica. Em 2015 foi criado oficialmente o Dia do ET na cidade, comemorado no segundo domingo de julho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade