Primeira trilha de longo curso do Pará atravessa quatro cidades do Estado; conheça

A primeira trilha de longo curso do Pará, com 30 quilômetros de extensão, vai passar pelas cidades de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, na Região Metropolitana da capital paraense. A Rota do Guarumã será inaugurada, neste sábado (15), pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

A Rota do Guarumã pode ser feita em dois sentidos: o percurso com saída do Parque do Utinga e chegada à Comunidade do Maravilha, em Benevides, e o caminho de volta, saindo do Maravilha até o Parque. Em cada um desses percursos, os aventureiros encontram diversas riquezas naturais da Grande Belém, como áreas de floresta, rios e vida silvestre.
 

Foto: Divulgação/Agência Pará
A trilha atravessa as Unidades de Conservação Parque Estadual do Utinga, Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, além de algumas comunidades tradicionais da região, como a Nossa Senhora dos Navegantes e a Quilombola do Abacatal.

Essas comunidades foram capacitadas pelo Ideflor-bio para receber os aventureiros e oferecer serviços, como alimentação, travessias e hospedagem para quem não deseja acampar. O Sítio Bom Jesus, em Benevides, é uma das paradas para alimentação, hidratação e descanso.

Conheça Alter do Chão: o Caribe da Amazônia

A Rota do Guarumã é a primeira trilha de longo curso do Pará a fazer parte do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, criado pelo ICMbio. É toda sinalizada, de acordo com as normativas nacionais de sinalização de trilhas, nos dois sentidos.

Inauguração

A inauguração da Rota do Guarumã será marcada pela realização de trilhas neste sábado (15) e no domingo (16). Quinze pessoas, entre técnicos do Ideflor-bio, convidados e condutores de trilhas credenciados pelo Instituto, farão o percurso de retorno da Rota, com saída de Benevides, na manhã de sábado, e chegada ao Parque Estadual do Utinga, na manhã do domingo.
 

Foto: Divulgação/Agência Pará 
“Essa trilha é muito importante para a inserção do Pará e da região amazônica no roteiro nacional de trilhas que existe no Brasil. Na inauguração contaremos com a participação do coordenador de Uso Público do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Pedro de Menezes. A Rota também é um novo produto turístico para o Estado, que servirá como vetor de desenvolvimento sustentável para a população local”, conta Letícia Freitas, turismóloga e técnica do Ideflor-bio, que coordenou o processo de abertura da trilha.

Calor? Conheça 15 cachoeiras para se refrescar em Presidente Figueiredo

Após a inauguração, a Rota do Guarumã será liberada para a população. Aqueles que desejam fazê-la acompanhados de um condutor habilitado pelo Ideflor-bio encontram os contatos na página https://ideflorbio.pa.gov.br/rota-do-guaruma/, além de mais informações e as normais gerais de funcionamento da rota.

Rota passa por belezas de áreas de conservação

As três Unidades de Conservação integradas pela Rota do Guarumã apresentam diversas características, ideais para o turismo de natureza. O Parque Estadual do Utinga, no centro de Belém, é uma área de quase 1.400 hectares, com vegetação preservada ao redor e sob os dois mananciais que abastecem cerca de 70% da população da Região Metropolitana de Belém – lagos Bolonha e Água Preta. O Parque abriga mais de 300 espécies de plantas e 400 animais, entre aves, espécies terrestres e aquáticas.
 

Foto: Divulgação/Agência Pará
A APA Metropolitana de Belém é uma Unidade de Conservação de uso sustentável que circunda o Parque do Utinga, e dentro da qual são incentivadas ações de uso e convivência sustentável com recursos naturais amazônicos. A APA integra o Parque Estadual do Utinga com o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, formando um corredor ecológico de quase 15 mil hectares de áreas protegidas.

O Refúgio de Vida Silvestre protege, além de sua exuberante fauna e flora, uma parcela da história da região, com resquícios arqueológicos que remontam ao período escravocrata e de engenhos na região. A Rota do Guarumã permite muita aventura e o contato direto dos visitantes com o rico patrimônio natural e cultural da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade