Potencial turístico internacional do Festival de Parintins é destaque em sessão solene na Câmara dos Deputados

Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância de ações para promover o Festival de Parintins (Amazonas) no exterior e posicionar a Amazônia como destino turístico global.

Foto: Renato Vaz/Embratur

Autoridades, parlamentares e representantes dos bois-bumbás celebraram, em sessão solene na Câmara dos Deputados no dia 7 de maio, a força cultural e simbólica do Festival Folclórico de Parintins. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da homenagem em reconhecimento a uma das manifestações populares mais emblemáticas do Brasil.

Leia também: Festival de Parintins: a ilha divida em azul e vermelho

Durante a solenidade idealizada pelo deputado federal licenciado Saullo Vianna (União-AM) e apresentada por Pauderney Avelino (União-AM), Marcelo Freixo destacou a importância do festival e reafirmou o compromisso da Embratur em ampliar a visibilidade internacional do evento.

“O Festival de Parintins é uma das coisas mais extraordinárias que eu já assisti: grandioso, potente, profundo, amazônico e brasileiro em sua essência. A paixão que ele desperta emociona. Vamos trabalhar para que o mundo conheça essa manifestação única da cultura brasileira”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda que a Agência está investindo fortemente na visibilidade do evento: “A Embratur está sempre presente, divulgando Parintins para o mundo. O Brasil também é o Bumbódromo da Amazônia. Este ano, inclusive, vamos levar jornalistas britânicos para conhecerem de perto esse espetáculo”.

A press trip integra uma série de ações da Embratur para consolidar a Amazônia como destino turístico global. Entre elas, está a ampliação das conexões aéreas internacionais para Manaus. “Conseguimos avançar na conectividade aérea. Com voos diretos da Europa e da América do Sul, criamos as condições necessárias para apresentar Parintins ao mundo”, completou Freixo.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De 26 de junho a 2 de julho, a Embratur realizará uma press trip com jornalistas do Reino Unido durante o festival. A ação busca posicionar a Amazônia como destino prioritário para o turismo internacional, integrando-se a outras iniciativas da Agência, como a presença na WTM Londres 2024 e em feiras globais de turismo.

Cultura e economia

Natural do Amazonas, o deputado federal licenciado Saullo Vianna celebrou as conquistas recentes do festival, como as parcerias com o Governo Federal e empresas privadas.

“Teremos um patrocínio recorde nesta edição do Festival de Parintins. Isso vai fortalecer as cadeias produtivas ligadas à festa, movimentar a economia local e gerar mais renda para o povo do Amazonas”, destacou.

Já o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, evidenciou sua satisfação em representar a comunidade parintinense. “Representar a população neste evento é uma grande honra. O Festival ultrapassou as fronteiras do Amazonas e hoje está no Brasil e no mundo inteiro. Não é só cultura, é geração de renda, de empregos e de dignidade”, disse. 

Assayag também anunciou que o município foi o primeiro do estado a ter plano e inscrição aprovados no Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), em 2025. “Isso mostra que levamos a cultura a sério, não só nos grandes espetáculos, mas com políticas públicas contínuas.”

Boi-bumbá

Fred Góes, representante do Boi Garantido, destacou o papel do festival na projeção internacional da Amazônia: “O Festival de Parintins tira a Amazônia da invisibilidade. Ele é farol de ideias sobre preservação, cultura e pertencimento”.

Já Róssy Amoedo, representante do Boi Caprichoso, celebrou o esforço coletivo dos envolvidos: “Estamos trabalhando para deixar uma grande marca. Que seja o maior festival de todos os tempos”.

Festival

Com data marcada para os dias 27, 28 e 29 de junho, o Festival de Parintins atrairá milhares de visitantes à ilha amazônica. O evento movimenta a economia local, fortalece o turismo e valoriza a rica diversidade cultural do estado.

Além do festival, Parintins oferece uma agenda turística variada, que inclui o Carnailha, festas religiosas como a de Nossa Senhora do Carmo, eventos evangélicos como a Marcha pra Jesus, além de atividades de turismo ecológico, rural e fluvial, consolidando a cidade como um dos principais destinos da Amazônia brasileira.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade