13 pontos turísticos gratuitos para curtir em Macapá

Este guia inclui atrações divididas nas zonas Norte, Central e Sul da capital, com administração da gestão municipal e estadual.

Pontos turísticos gratuitos para visitação em Macapá. Fotos: Reprodução

Com a chegada das férias, diversos pontos turísticos de Macapá (AP) costumam receber um fluxo intenso de visitação. Que tal uma lista de locais com visitação gratuita para curtir o fim de semana?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Este guia inclui atrações divididas nas zonas Norte, Central e Sul da capital, com administração da gestão municipal e estadual.

Fortaleza de São José de Macapá

Localizada na área central e considerada um dos fortes mais famosos e imponentes do Brasil, este monumento foi construído entre 1764 e 1782 e, em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou a ser patrimônio histórico nacional.

O espaço guarda memórias da ancestralidade amapaense e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h

Fortaleza de São José de Macapá. Foto: Reprodução/GEA

Museu Sacaca

Quem vai ao Museu Sacaca tem a oportunidade de conhecer a história da medicina ancestral amapaense, além de entender o modo de vida dos moradores dos ribeirinhos do Estado.

O museu homenageia o mestre Sacaca, figura irreverente conhecida pela prática do curandeirismo. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu Sacaca. Foto: Isadora Pereira/Rede Amazônica AP

Balneário do Curiaú

Símbolo de regionalidade, o balneário do Curiaú fica localizado em um dos quilombos mais famosos do Estado. Cortado pelo rio Curiaú, a região é uma das 13 Unidades de Conservação Ambiental (UC) do Amapá.

Balneário do Curiaú, em Macapá. Foto: Israel Cardoso/GEA

Casa do Artesão

Shopping do artesanato amapaense, a casa do artesão fica localizada na região central de Macapá e reúne trabalhos de diversos artesãos do Estado.

Em cada peça é possível encontrar traços da cultura amapaense e o espaço fica aberto para visitação de segunda a sábado, de 8h às 19h, e aos domingos, de 9h às 17h.

Casa do Artesão em Macapá. Foto: Divulgação/GEA

Píer do Santa Inês

O espaço contempla o turismo amapaense com cerca de 8 mil metros quadrados e paisagismo feito por artistas do estado.

O píer conta com deck com acessibilidade para pessoas com deficiência e o trapiche, às margens do rio Amazonas, serve também para a ancoragem de barcos vindos de ilhas próximas ao Amapá.

Novo trapiche do Santa Inês. Foto: Albenir Sousa/GEA

Mercado Central

Reunindo cultura, culinária e lojas de diferentes segmentos, o mercado central tornou-se desde a sua inauguração em 13 de setembro de 1953 um ponto de encontro.

O espaço abriga empreendimentos históricos que se transformaram junto à capital. O horário de funcionamento do mercado de segunda a sexta-feira é de 7h às 18h, já aos sábados é de 6h às 21h, e aos domingos das 7h às 18h.

Mercado Central de Macapá. Foto: Divulgação/GEA

Praça Jacy Barata Jucá

Inaugurada há cerca de um ano, a praça fica localizada no coração do Centro de Macapá, às margens do rio Amazonas. O espaço abriga quadras para a prática de esportes, parques de diversão e área para prática de atividades ao ar livre.

Praça Jacy Barata Jucá, em Macapá. Foto: Giovanni Maciel/PMM

Complexo da Praia da Fazendinha

Reinaugurado recentemente, o complexo é dividido por áreas. São 11 quiosques, três banheiros, jardins, bancos, decks, píer de contemplação, estacionamento e espaço com paisagismo.

Complexo turístico fica localizado na Zona Sul. Foto: Thiago Nunes/Rede Amazônica AP

Parque Urbano Horto Municipal

O espaço conta com playground, restaurantes, decks de contemplação, anfiteatro ao ar livre, jardins e estacionamento. A área total é de 15.757,40 metros quadrados, mais 600 metros quadrados de área coberta.

O Parque fica localizado no bairro Jardim I, na Zona Norte da capital e funciona das 9h às 20h, de terça a domingo.

Parque Urbano Horto Municipal. Foto: Jesiel Braga/PMM

Museu Joaquim Caetano da Silva

O Museu Joaquim Caetano da Silva é o local certo para quem quer conhecer mais sobre a história do Amapá. O visitante vai encontrar um expressivo acervo com peças arqueológicas, documentos manuscritos e objetos que datam dos séculos XIX e XX, além de fotografias que registram o cotidiano dos governantes e do povo amapaense através dos tempos.

O museu está localizado na Av. Mário Cruz, 0376 – Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva, em Macapá. Foto: Rafael Aleixo/Rede Amazônica AP

Parque Meio do Mundo

O Parque Meio do Mundo possui um amplo espaço de lazer e interação social em Macapá. Com uma área de 69 mil metros quadrados, o parque oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades, incluindo áreas de academia, espaço selvinha e muito mais, proporcionando, assim, diversão, entretenimento, cultura e o turismo na capital.

O Parque fica localizado às margens da Rodovia Josmar Chaves Pinto, ao lado do Monumento Marco Zero do Equador.

Parque Meio do Mundo em Macapá. Foto: Merlin Paes/PMM

Trapiche Eliezer Levy

O Trapiche Eliezer Levy conta com sorveteria, restaurante e o ‘bondinho’, que funciona de forma elétrica. O local fica às margens do rio Amazonas.

O Trapiche Eliezer Levy começou a ser construído em 1936 pelo então prefeito Eliezer Levy, e foi inaugurado apenas no ano de 1945. O local era um destaque devido aos 4 pontos de observação inspirados nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá.

Trapiche Eliezer Levy Revitalizado. Foto: Jesiel Braga/PMM

Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia é o maior espaço urbano de área verde no Amapá, que oferece para contemplação, três ecossistemas com variedades de animais e vegetais. O espaço recebe visitantes de quarta a domingo, no horário de 9h às 17h.

Para os amantes de aventura, o parque oferece as atividades que fazem parte desse circuito, como a tirolesa, a trilha suspensa, a trilha do guarda-parque (circuito de ciclismo), entre outras. Todas essas atividades são acompanhadas por profissionais qualificados.

Trilha suspensa no Bioparque da Amazônia, em Macapá. Foto: Adevaldo Cunha/PMM

*Por Mariana Ferreira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.

Leia também

Publicidade