Parque paraense Serra das Andorinhas encanta trilheiros que buscam entrar em contato com a natureza

Os visitantes que participam das trilhas destacam a importância de preservar áreas naturais como a Serra dos Martírios/Andorinhas e destacam a beleza e a tranquilidade do local.

O Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, tem recebido um aumento significativo na busca por serviços de ecoturismo. A Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) recebeu três grandes trilhas que atraíram a atenção de visitantes em busca de contato com a natureza e aventura.

A primeira a ser realizada foi a 4º Trilha das Mulheres de São Geraldo do Araguaia, organizada pela condutora credenciada pelo Ideflor-Bio, Crislayne Cristina. Os 7,8 quilômetros de percurso foram trilhados por 56 mulheres que puderam explorar pontos turísticos como as cachoeiras ‘Véu de Noiva’, ‘Poção’ e ‘Quarta Queda’, que revelam toda a beleza natural da região.

Foto: Divulgação/GRA/IDEFLOR-Bio

A segunda trilha realizada, ‘Trilha da Unopar de São Geraldo do Araguaia’, foi organizada pelo também condutor credenciado Bruno Monteiro. Com um percurso de 12 quilômetros, a trilha atraiu a participação de 15 pessoas que tiveram a oportunidade de explorar locais como o mirante da caverna e as cachoeiras da ‘Visagem’ e do ‘Espelho’, proporcionando uma experiência única.

Já a terceira foi organizada por membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e contou com a participação de 22 pessoas. Eles foram guiados pelo condutor credenciado pelo Ideflor-Bio, Raimundo Gomes, em pontos como as cachoeiras da ‘Vagen Grande’ e no ‘Poção da Vagen Grande’. Todo o trajeto levou em torno de 6 quilômetros e o público ficou encantado com as belezas naturais do início ao fim do passeio.

Segundo a gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, a crescente procura pela UC como destino de ecoturismo, reflete a valorização dos recursos naturais da região e o interesse crescente dos turistas em explorar ambientes preservados. 

“As trilhas oferecidas proporcionam não apenas uma experiência de aventura, mas também a oportunidade de conhecer de perto a diversidade da fauna e flora locais”,

enfatizou.

Foto: Divulgação/GRA/IDEFLOR-Bio

Satisfação 

Os visitantes que participaram das trilhas destacaram a importância de preservar áreas naturais como a Serra dos Martírios/Andorinhas e ressaltaram a beleza e a tranquilidade do local. Além disso, a interação com guias garante uma experiência segura e enriquecedora para os turistas.

Para o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos, a gestão responsável do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, aliada à promoção de atividades de ecoturismo, contribui não apenas para a conservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento sustentável da região.

“A preservação dessas áreas naturais é essencial para garantir a qualidade de vida das comunidades locais e o equilíbrio dos ecossistemas”,

ressaltou o especialista.

Com a divulgação positiva das trilhas e atividades oferecidas no Parque, é esperado que mais turistas se interessem em conhecer e explorar as riquezas naturais da região. Além disso, a UC se consolida como um destino de ecoturismo promissor na região sudeste paraense, atraindo a atenção de turistas em busca de aventura, contato com a natureza e momentos inesquecíveis em meio a paisagens deslumbrantes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade