O que fazer nas férias em Tocantins

O Estado amazônico é um dos destinos mais procurados pelas belezas e aventuras proporcionadas por praias, dunas e cacheiras. 
PALMAS – Época de férias, para quem quer viajar, é sempre um dilema. Vou naquele lugar que já conheço e sei que gosto ou exploro novos horizontes? O Portal Amazônia sugere: que tal conhecer Tocantins? O Estado amazônico é um dos destinos mais procurados pelas belezas e aventuras proporcionadas por praias, dunas e cacheiras. Confira:
 
1. Rafting
E por falar em aventura, que tal começar pelo rafting nas corredeiras do Rio Novo? É um dos passeios mais procurados no local e não precisa ser experiente nem mesmo saber nadar para encarar as águas ora turbulentas, ora tranquilas. São duas opções: um percurso mais longo, com passeio de até quatro dias; e um mais rápido, com uma descida que dura até três horas. 
 
2. Arraiás
Próximo a divisa com Goiás, o município de Arraias é um dos destinos para quem gosta de conhecer a história de um lugar. A ocupação do local começou por conta da descoberta de riquíssimo garimpo de ouro, na Chapada dos Negros. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, além de eventos religiosos e um contato muito forte com quilombolas, são alguns dos pontos fortes da cidade. 
 
3. Museus
Somente em Palmas, capital do Estado, quatro museus guardam uma parte da história do Brasil. O Memorial Coluna Prestes, desde 2011, já recebeu cerca de 11 mil visitantes interessados na história de sua famosa Coluna, que passou pela região onde hoje é o Tocantins. Há também o Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, onde estão expostas obras das etnias indígenas Javaé e Karajá. 
 
4. Taquaruçu
A apenas 30 Km do centro da capital Palmas, o distrito de Taquaruçu é um verdadeiro refúgio para quem quer clima serrano, pois abriga mais de 80 cachoeiras e possui uma estrutura adequada para receber os visitantes que querem relaxar. Mas também os que buscam aventura, porque em cachoeiras como a do Roncador, com 70 metros, são ideais para a prática de esportes radicais como o rapel.
 
5. Dunas
De volta ao Jalapão, é possível conhecer as dunas de Mateiros. O cenário é cinematográfico, formado pela ação dos ventos, que acentuam a erosão das encostas das serras. As areias finas e alaranjadas atingem até 40 metros de altura e do topo é possível ver córregos de águas transparentes e a bela Serra do Espírito Santo. Parada obrigatória! 
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Seção Braille da Fundação Cultural do Pará celebra 50 anos de história

Espaço disponibiliza empréstimo de livros e periódicos em braille, assim como livros falados e computadores com acesso à internet, entre outros serviços.

Leia também

Publicidade