O que fazer em um dia em Manaus? Veja roteiro imperdível na capital amazonense

Mesmo em um curto período de tempo é possível vivenciar o que Manaus tem de melhor com um roteiro bem planejado.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica AM

Manaus (AM) é uma cidade cheia de cultura, história e belezas naturais. Se você tem apenas um dia para explorar a capital amazonense, é possível montar um roteiro que combina turismo, gastronomia e contato com a natureza.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A equipe do Portal Amazônia buscou opções para quem tem pouco tempo para conhecer a cidade:

Manhã: Encontro das Águas e passeio pelo Rio Negro

Escolha roupa e calçados confortáveis e se prepare para um passeio no “modo turbo”. Comece o dia bem cedo com um dos fenômenos naturais mais impressionantes do Brasil: o Encontro das Águas.

Esse espetáculo acontece em Manaus quando as águas escuras do Rio Negro encontram as águas barrentas do Rio Solimões, sem se misturarem por vários quilômetros. Para apreciar essa maravilha, faça um passeio de barco saindo do Porto de Manaus.

Aproveite para visitar a comunidade indígena do Tupé ou fazer um passeio para ver os famosos botos-cor-de-rosa, animais icônicos da região amazônica.

Leia também: Encontros das águas: saiba em que locais ocorre o fenômeno na Amazônia

Foto: Reprodução/Chico Batata

Tarde: Centro histórico e Mercado Municipal

Ao retornar do passeio pelo rio, explore o Centro Histórico de Manaus. Comece pelo icônico Teatro Amazonas, símbolo da época áurea da borracha. Faça uma visita guiada para conhecer sua arquitetura imponente e suas histórias fascinantes.

O entorno do Teatro Amazonas é cheio de opções de lazer, você pode fazer fotos no Largo de São Sebastião, visitar a Igreja de São Sebastião e também conhecer o Palácio da Justiça. Além disso, existem bares e livrarias que dão um charme extra na região do Centro.

Depois, siga para o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais antigos da cidade. Lá, você pode experimentar frutas típicas da Amazônia, como cupuaçu e açaí, além de comprar artesanatos e especiarias regionais para levar de recordação.

Largo de São Sebastião. Foto: Reprodução/Michael Dantas

Noite: Ponta Negra e gastronomia amazônica

Ainda tem tempo? Para encerrar o dia, vá até a Ponta Negra, uma das áreas mais famosas da cidade. Às margens do Rio Negro, o calçadão oferece um belo visual para assistir ao pôr do sol.

Finalize a experiência gastronômica em um restaurante típico, provando pratos como o tambaqui assado, o pirarucu de casaca ou o tacacá, uma iguaria amazônica à base de tucupi e jambu.

Pôr do sol na Ponta Negra. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Mesmo em um curto período de tempo é possível vivenciar o que Manaus tem de melhor. Com um roteiro bem planejado, sua passagem pela capital amazonense será inesquecível!

E aí? Que outras opções poderiam entrar nesse roteiro?

Veja outras matérias da série. Clique no banner:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Compensação Ambiental: a ferramenta essencial para a sustentabilidade

Diferente do que se pode imaginar, a compensação ambiental não tem como objetivo mitigar os impactos diretos do empreendimento, mas sim retribuir à sociedade e ao meio ambiente pelo uso de recursos naturais.

Leia também

Publicidade