Etnoturismo em aldeia indígena. Foto: Reprodução/Setur Rondônia
O etnoturismo é uma forma de turismo voltada para a valorização da diversidade cultural de povos e comunidades locais. Por meio dela, turistas têm a oportunidade de imergir em costumes, história, gastronomia, rituais e estilo de vida desses grupos, como indígenas e quilombolas.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
De acordo com o doutor em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Deivison Molinari, essa prática está em expansão em diversas regiões do mundo, principalmente na Amazônia.
“Essa forma de turismo é muito presente na Amazônia e em vários lugares do mundo, pois permite um contato e uma imersão na cultura de povos originários indígenas e quilombolas”, declarou Molinari.
Além de fortalecer a identidade cultural dessas comunidades, o etnoturismo também é uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável, contribuindo com a geração de renda e o incentivo à preservação local.
Leia também: Etnoturismo: fortalecimento das tradições, cultura e economia indígena na Amazônia
6 lugares para visitar na Amazônia
A Amazônia brasileira abriga uma imensa variedade de povos indígenas, cada um com suas próprias expressões artísticas. Conheça alguns lugares que oferecem experiências de etnoturismo na Amazônia:
Comunidades Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka (Amazonas)
Localizadas as margens do rio negro, a menos de 40 km da area urbana de Manaus, essas comunidades oferecem roteiros turísticos que englobam contação de histórias e lendas, apresentação de danças e rituais, pinturas corporais e confecção de artesanatos que representam crenças e etnias.
Comunidade Indígena Diakuru
(92) 99162 9276
Comunidade Indígena Tuyuka
(92) 9476-2232
Instagram: @aldeiatuyuka
Comunidade Indígena Cipiá
(92) 99118 4736
Instagram: @aldeia_cipia
E-mail: aldeiacipia.am@gmail.com
Comunidade Indígena Tatuyo
(92) 98439 5341
Instagram: @tatuyos_oficial

Parque Nacional do Xingu (Mato Grosso)
Região habitada por diversos povos indígenas, com suas próprias tradições, línguas e costumes, os viajantes têm a oportunidade de compreender a relação que as comunidades têm com a terra, aprender sobre práticas tradicionais de manejo sustentável e a rica mitologia que permeia suas vidas cotidianas.

Leia também: Ministério do Turismo reforça apoio ao etnoturismo na Amazônia Legal
Comunidade Indígena Raposa 1 (Roraima)
Situada no estado de Roraima, essa comunidade indígena oferece experiências imersivas que incluem cerimônias sagradas, gastronomia tradicional e técnicas artesanais passadas de geração em geração. A visita proporciona um olhar mais profundo sobre o modo de vida das etnias locais, como os Macuxi e os Wapichana, valorizando seus saberes e fortalecendo o turismo de base comunitária.
Leia também: Governo Federal assina acordo para promover e desenvolver etnoturismo em territórios indígenas