Portal Amazônia responde: o que é etnoturismo? 

O etnoturismo é voltado para a valorização da diversidade cultural de povos e comunidades locais, fortalecendo a identidade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Etnoturismo em aldeia indígena. Foto: Reprodução/Setur Rondônia

O etnoturismo é uma forma de turismo voltada para a valorização da diversidade cultural de povos e comunidades locais. Por meio dela, turistas têm a oportunidade de imergir em costumes, história, gastronomia, rituais e estilo de vida desses grupos, como indígenas e quilombolas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com o doutor em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Deivison Molinari, essa prática está em expansão em diversas regiões do mundo, principalmente na Amazônia.

“Essa forma de turismo é muito presente na Amazônia e em vários lugares do mundo, pois permite um contato e uma imersão na cultura de povos originários indígenas e quilombolas”, declarou Molinari.

Além de fortalecer a identidade cultural dessas comunidades, o etnoturismo também é uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável, contribuindo com a geração de renda e o incentivo à preservação local.

Leia também: Etnoturismo: fortalecimento das tradições, cultura e economia indígena na Amazônia

6 lugares para visitar na Amazônia

A Amazônia brasileira abriga uma imensa variedade de povos indígenas, cada um com suas próprias expressões artísticas. Conheça alguns lugares que oferecem experiências de etnoturismo na Amazônia:

Comunidades Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka (Amazonas)

Localizadas as margens do rio negro, a menos de 40 km da area urbana de Manaus, essas comunidades oferecem roteiros turísticos que englobam contação de histórias e lendas, apresentação de danças e rituais, pinturas corporais e confecção de artesanatos que representam crenças e etnias. 

Comunidade Indígena Diakuru
(92) 99162 9276

Comunidade Indígena Tuyuka
(92) 9476-2232
Instagram: @aldeiatuyuka

Comunidade Indígena Cipiá
(92) 99118 4736
Instagram: @aldeia_cipia
E-mail: aldeiacipia.am@gmail.com

Comunidade Indígena Tatuyo
(92) 98439 5341
Instagram: @tatuyos_oficial

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Parque Nacional do Xingu (Mato Grosso)

Região habitada por diversos povos indígenas, com suas próprias tradições, línguas e costumes, os viajantes têm a oportunidade de compreender a relação que as comunidades têm com a terra, aprender sobre práticas tradicionais de manejo sustentável e a rica mitologia que permeia suas vidas cotidianas.

Foto: Reprodução/Maioba Turismo

Leia também: Ministério do Turismo reforça apoio ao etnoturismo na Amazônia Legal

Comunidade Indígena Raposa 1 (Roraima)

Situada no estado de Roraima, essa comunidade indígena oferece experiências imersivas que incluem cerimônias sagradas, gastronomia tradicional e técnicas artesanais passadas de geração em geração. A visita proporciona um olhar mais profundo sobre o modo de vida das etnias locais, como os Macuxi e os Wapichana, valorizando seus saberes e fortalecendo o turismo de base comunitária.

Leia também: Governo Federal assina acordo para promover e desenvolver etnoturismo em territórios indígenas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade