No Tocantins, Parque do Jalapão tem novas regras para evitar aglomerações

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Com o objetivo de evitar aglomerações e oferecer um ambiente seguro aos turistas, o governo do Tocantins publicou normas para o retorno de visitas aos principais atrativos da região.

Jalapão. (Foto:Divulgação/Naturatins)

Entre as mudanças, está a limitação de 200 pessoas por dia para visitas às Dunas, à Cachoeira da Velha e à Prainha do Rio Novo. Já para a Serra do Espírito Santo, o limite é de 100 pessoas por dia. A limitação representa cerca de um terço da capacidade normal dos atrativos antes da pandemia do coronavírus.

As visitas com restrições já estavam autorizadas desde o início deste mês, porém não havia números fixos de pessoas para cada ponto turístico.

A Instrução Normativa com as novas regras está sendo implementada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do estado (Adetuc). O documento também trata dos processos de agendamento para visitação.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, explica que somente agências e guias de turismo cadastrados podem solicitar as visitas.

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Segundo Warley Rodrigues, as novas regras pretendem ainda assegurar a preservação e o controle ambiental do Parque.

Segundo o governo do Tocantins, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão significa um importante passo para a retomada gradativa do fluxo turístico, a partir da diminuição de casos de coronavírus no estado.

Continuam obrigatórios o uso de máscaras e o distanciamento social durante permanência nos atrativos. Dúvidas em relação ao agendamento das visitas podem ser esclarecidas pelo e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br ou pelo telefone (63) 3218-5802.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade