Museu da EFMM terá entrada gratuita para moradores de Porto Velho; saiba como garantir o ingresso

Gratuidade contempla munícipes, mediante comprovação de residência, além de estudantes das escolas municipais e estaduais que moram na capital.

Foto: Divulgação

O Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma atração que combina diversão e aprendizado, oferecendo uma rica experiência cultural e de lazer para crianças e jovens durante as férias escolares. A partir de agora, o os moradores de Porto Velho terão entrada gratuita no complexo turístico, ou seja, não precisarão pagar a taxa de R$ 30 para acessar o local.

A gratuidade contempla munícipes, mediante comprovação de residência, além de estudantes das escolas municipais e estaduais que moram na capital.

No museu, os visitantes têm acesso a um acervo diversificado que narra a história da construção da famosa ferrovia Madeira-Mamoré, além de destacar o surgimento de Rondônia e seus personagens históricos. Entre os itens expostos estão ferramentas usadas na construção e manutenção da ferrovia, documentos históricos, fotografias, móveis, acessórios como bússolas e abajures, além da locomotiva pioneira trazida para a região em 1878.

Visitação gratuita e agendada

A entrada no museu é gratuita, mas as visitas devem ser agendadas pelo site Sympla. Os visitantes podem optar por uma visita guiada, acompanhados por um guia que detalha o contexto histórico das peças, ou por uma visita não guiada.

Normas de Visitação

Para garantir a preservação do acervo e a segurança dos visitantes, algumas normas devem ser seguidas:

  • Trajes: É proibido circular descalço, sem camisa ou usando capacetes.
  • Objetos Pessoais: Bolsas e sacolas devem ser guardadas no guarda-volumes, sem custo adicional.
  • Proibições: Não é permitido portar armas, consumir alimentos ou bebidas dentro do museu.
  • Fotografias e Vídeos: Permitidos, desde que sem flash ou bastões de selfie.
  • Pets: A entrada é restrita a cães-guia.

Horários de Funcionamento

  • Complexo: Terça a domingo, das 10h às 22h.
  • Museu: Quarta a domingo, das 10h às 18h.

    As visitas guiadas são priorizadas para instituições de ensino às quartas e quintas-feiras, com visitas livres entre 12h e 14h. Às sextas, sábados e domingos, as visitas guiadas ocorrem das 10h às 12h e das 16h às 18h, enquanto as visitas não guiadas são realizadas das 12h às 16h.

Cada grupo de visitação tem um limite de 25 pessoas, e há intervalos de 30 minutos entre as visitas não guiadas.

Agendamento para Instituições

Escolas e faculdades podem agendar visitas gratuitas pelo e-mail: museuefmm@portovelho.ro.gov.br. Mais informações estão disponíveis pelo telefone: (69) 98473-6948.

* Com informações da Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Doenças da Manaus antiga: livro reúne experiências e fatos inusitados do século XIX e XX

A obra 'Reclames médicos na Manaus antiga' é do médico e escritor Aristóteles Alencar, também presidente da Academia Amazonense de Letras.

Leia também

Publicidade