Monumento Natural das Árvores Fossilizadas guarda mais de 250 milhões de anos da história do Tocantins

O acervo natural ocupa uma área de 32 mil hectares e ganhou título de Unidade de Conservação (UC) em 2000.

O Tocantins é o Estado mais novo do Brasil e um dos que fazem parte da Região Norte. Com potencial histórico, foi criado o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), localizado no município de Filadélfia (distante a 430 quilômetros de Palmas). 

Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC), criada pela Lei 1.179 de 4 outubro de 2000, sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com um acervo natural que ocupa uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense. Seu objetivo principal é proteger as árvores fossilizadas, consideradas raridade da paleobotânica.

Acervo ocupa uma área de 32 mil hectares. Foto: Carlos Eller/Governo do Tocantins

Os fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial e são importantes para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano. Durante pesquisas realizadas no local, já foi registrado que os fósseis encontrados têm mais de 250 milhões de anos. 


Por isso, o monumento é a floresta petrificada mais importante do Hemisfério Sul e a mais completa floresta fossilizada do mundo, tendo vivido no Período Permiano da Era Paleozóica, que remonta entre 250 há 295 milhões de anos. Entre os principais fósseis encontrados, destacam-se as samambaias arborescentes.

Apesar da vegetação predominante na região ser o cerrado, a localização geográfica do Monaf também desempenha o papel de corredor de dispersão da fauna terrestre, além de abranger matas de galerias que margeiam os cursos d’água e enclaves de florestas de afinidades amazônicas e matas secas.

Confira outras fotos do Monaf: 

E por ser objeto de pesquisa de diversos segmentos profissionais e acadêmicos, também gera renda para a população local, com a exploração da atividade turística por meio de um Centro de Recepção de Visitantes, em Bielândia.

O Monaf está localizado na Rua João Marques, SN – Bielândia, distrito de Filadélfia. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h. Informações pelo telefone da Secretaria de Turismo do Tocantins (Sectur) – (63)3218-5801 ou pelo email mnaf@naturatins.to.gov.br.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade