O acervo natural ocupa uma área de 32 mil hectares e ganhou título de Unidade de Conservação (UC) em 2000.
O Tocantins é o Estado mais novo do Brasil e um dos que fazem parte da Região Norte. Com potencial histórico, foi criado o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), localizado no município de Filadélfia (distante a 430 quilômetros de Palmas).
Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC), criada pela Lei 1.179 de 4 outubro de 2000, sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com um acervo natural que ocupa uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense. Seu objetivo principal é proteger as árvores fossilizadas, consideradas raridade da paleobotânica.
Confira outras fotos do Monaf:
E por ser objeto de pesquisa de diversos segmentos profissionais e acadêmicos, também gera renda para a população local, com a exploração da atividade turística por meio de um Centro de Recepção de Visitantes, em Bielândia.
O Monaf está localizado na Rua João Marques, SN – Bielândia, distrito de Filadélfia. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h. Informações pelo telefone da Secretaria de Turismo do Tocantins (Sectur) – (63)3218-5801 ou pelo email mnaf@naturatins.to.gov.br.