Monumento Natural das Árvores Fossilizadas guarda mais de 250 milhões de anos da história do Tocantins

O acervo natural ocupa uma área de 32 mil hectares e ganhou título de Unidade de Conservação (UC) em 2000.

O Tocantins é o Estado mais novo do Brasil e um dos que fazem parte da Região Norte. Com potencial histórico, foi criado o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), localizado no município de Filadélfia (distante a 430 quilômetros de Palmas). 

Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC), criada pela Lei 1.179 de 4 outubro de 2000, sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com um acervo natural que ocupa uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense. Seu objetivo principal é proteger as árvores fossilizadas, consideradas raridade da paleobotânica.

Acervo ocupa uma área de 32 mil hectares. Foto: Carlos Eller/Governo do Tocantins

Os fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial e são importantes para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano. Durante pesquisas realizadas no local, já foi registrado que os fósseis encontrados têm mais de 250 milhões de anos. 


Por isso, o monumento é a floresta petrificada mais importante do Hemisfério Sul e a mais completa floresta fossilizada do mundo, tendo vivido no Período Permiano da Era Paleozóica, que remonta entre 250 há 295 milhões de anos. Entre os principais fósseis encontrados, destacam-se as samambaias arborescentes.

Apesar da vegetação predominante na região ser o cerrado, a localização geográfica do Monaf também desempenha o papel de corredor de dispersão da fauna terrestre, além de abranger matas de galerias que margeiam os cursos d’água e enclaves de florestas de afinidades amazônicas e matas secas.

Confira outras fotos do Monaf: 

E por ser objeto de pesquisa de diversos segmentos profissionais e acadêmicos, também gera renda para a população local, com a exploração da atividade turística por meio de um Centro de Recepção de Visitantes, em Bielândia.

O Monaf está localizado na Rua João Marques, SN – Bielândia, distrito de Filadélfia. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h. Informações pelo telefone da Secretaria de Turismo do Tocantins (Sectur) – (63)3218-5801 ou pelo email mnaf@naturatins.to.gov.br.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade