Memorial Rondon atinge marca de 100 mil visitantes e se consagra como um dos mais importantes pontos turísticos de Rondônia

O Memorial reúne referências da história de Rondônia relacionadas à Expedição Rondon e à antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira.

O Memorial Rondon reúne referências da história de Rondônia relacionadas à Expedição Rondon e à antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira. Desde que foi reinaugurado, o local já recebeu 100 mil visitantes, não somente de Rondônia, mas também do Brasil e do mundo, e se consagra como um dos mais importantes pontos turísticos do Estado.
Memorial Rondon se consagra como um dos mais importantes pontos turísticos de Rondônia. Fotos: Nilson Santos-Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

No espaço externo está instalada uma oca que resgata a imagem da habitação indígena no século passado, na Amazônia e no País. No interior do Memorial, logo na entrada fica um painel que marca a linha do tempo desde o século XVII. 

Já o Museu de Gente de Rondônia, que faz parte do complexo, conta atualmente com trezentas entrevistas gravadas com lideranças populares, políticos, artistas, agricultores e empresários em diversas regiões.

Para o superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira, “o visitante que vê desenhos e painéis, também pode assistir aos filmes que divulgam a saga do marechal Cândido Rondon. A visita guiada por soldados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – 17ª BIS, dura em média 40 minutos”, explicou.

A oca instalada no complexo resgata a imagem da habitação indígena no século passado na Amazônia. Fotos: Nilson Santos-Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

No total, 400 peças, um filme de seis minutos e o secular aparelho de telégrafo compõem o acervo. O local mais visitado costuma ser o Salão de Expedições Paz e Fronteiras, que apresenta painéis, fotografias, quadros, utensílios e réplicas de objetos usados pelo marechal Cândido Rondon. 

Em uma redoma, estão as poucas peças arqueológicas recolhidas pelo Museu Regional de Presidente Médici e cedidas ao Memorial. “São pedras polidas, algumas datadas de mais de mil anos”, ressaltou Gilvan Pereira.

O interesse pelas riquezas da história de Rondônia reflete no número de visitantes, atingindo a casa de cem mil. Para os interessados, o Memorial Rondon funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, na Estrada Santo Antônio n° 4863. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade