Litorina retoma passeios em Porto Velho em 2025; relembre a história

Segundo a prefeitura, o pequeno vagão percorrerá 800 metros dentro do pátio ferroviário, com capacidade para 11 pessoas.

Foto: Cássia Firmino/Rede Amazônica RO

Os passeios de litorina nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) retornaram no dia 24 de janeiro, em Porto Velho (RO). As reservas podem ser feitas no local, ao lado da estação ferroviária, de forma gratuita.

Segundo a Prefeitura, a litorina percorrerá 800 metros dentro do pátio ferroviário, com capacidade para 11 pessoas. Os passeios ocorrerão às sextas-feiras, sábados e domingos. Confira os horários:

  • Sexta-feira, a partir das 14h.
  • Sábados e domingos, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

O que é litorina?

A litorina é um pequeno vagão movido a diesel que foi usado durante a operação da ferrovia para transportar, principalmente, engenheiros, médicos, feitores e o salário dos funcionários. O passeio de litorina aconteceu por alguns meses em 2019, mas foi suspenso.

A restauração do vagão foi realizada por iniciativa dos próprios ex-ferroviários. Boa parte deles já têm mais de 80 anos e fazem questão de ver a litorina funcionando novamente.

O percurso é cercado pela floresta amazônica e passa por pontos históricos da EFMM como o Casarão dos Ingleses, construído no século XIX.

Relembre a história:

*Por Gabriel Farias, da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa mapeia 14,3 mil observações de felinos para entender suas interações com humanos

Expansão da atividade econômica no campo afeta diversos biomas, do Cerrado à Amazônia, resultando em paisagens mais fragmentadas, mas os efeitos dessas mudanças sobre grandes felinos selvagens ainda são pouco conhecidos.

Leia também

Publicidade