Lençóis Maranhenses podem ter acesso limitado, segundo ICMBio

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estuda controle de visitantes nos Lençóis Maranhenses após crescimento recorde.

Foto: Fernando Donasci/MMA

Com um crescimento de quase 200% no número de visitantes entre 2019 e 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se tornou um dos principais marcos do turismo de lazer, ecológico e práticas esportivas do Brasil. Em 2019, o parque recebeu em torno de 141.000 visitantes, já em 2024 foram 440.000, um crescimento de 191% no período.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Os dados do ano passado ainda não foram somados, mas levando em conta apenas os primeiros 7 meses do ano, o número de turistas ultrapassou os 381.000, número 37% superior, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

De olho nesses dados, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realiza a administração do parque, estuda implantar um limite de de entradas de pessoas nos Lençóis Maranhenses.

A chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, destaca a necessidade de uma construção coletiva para que o turismo na região continue sendo sustentável e reforça que é preciso monitorar os impactos desse aumento na visitação nos últimos anos.

“A responsabilidade de proteger o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é de todos nós, é do ICMBio, é do trade turístico, é dos turistas e dos moradores também. Então, o Parque Nacional dos Lençóis, o ICMBio, junto com as prefeituras e o trade turístico de Santo Amaro, Barreirinhas e de Primeira Cruz, nós estamos trabalhando para poder fazer o monitoramento dos impactos do turismo e também para definir o número balizador da visitação”.

Lençóis Maranhenses recebe certificação da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade
Foto: Fernando Donasci/MMA

Leia também: Trilha Amazônia Atlântica ganha nova etapa de expansão no Maranhão

Ainda não há definição sobre implantação de medidas para controle de fluxo ou prazo para que isso aconteça. 

Planejamento busca melhorar acesso aos Lençóis Maranhenses

Cristiane reforça que o turismo de baixo impacto precisa ser garantido para que os benefícios econômicos e sociais continuem sendo acessados para quem mora ou explora economicamente o parque.

“O turismo ele traz muitos benefícios, muitos benefícios para o parque, muito benefício para as comunidades do dos municípios do entorno do parque, para o estado do Maranhão, mas o o turismo ele também traz impactos. E os impactos negativos, eles precisam ser monitorados, eles precisam ser controlados para que a gente faça o que o nosso turismo ele seja cada vez melhor”.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui cerca de 156.000 hectares, localizado no Estado do Maranhão, é uma unidade de conservação de proteção integral criada por decreto em 1981. Em 2024, o parque foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, título que certamente impactou na visibilidade e no interesse dos turistas em visitar a região.

*O conteúdo foi originalmente publicado pela Rádio Agência Nacional, escrito por Madson Euler, com produção de Daiana Vitor

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Bairros da capital acreana sofrem com enchente do Rio Acre em 2025

Mais de 1,8 pessoas da cidade acreana foram atingidas pela enchente do manancial, a segunda em menos de um mês.

Leia também

Publicidade