Igrejinha de Ferro: templo religioso é atrativo turístico em Rio Branco

A igreja revestida de placas de aço foi criada por causa de uma promessa feita por um seringueiro.

Uma promessa foi responsável pela construção da Igrejinha de Ferro, localizada no 4º BIS, bairro Bosque, em Rio Branco (AC). Apesar do apelido, o nome oficial da paróquia é Igreja Nossa Senhora da Conceição e foi idealizada por Joaquim Victor, proprietário do seringal Bom Destino.

A igreja revestida de placas de aço é um dos pontos turísticos mais procurados na capital acreana. A estrutura foi construída logo após a Revolução Acreana, em 1903, no Seringal Bom Destino.

Igrejinha de Ferro. Foto: Divulgação/Governo do Acre

A promessa 

Joaquim Victor decidiu construir a igreja após fazer uma promessa para que Plácido de Castro saísse vitorioso na Revolução Acreana, em 1903, quando o Estado foi incorporado ao território brasileiro.

A obra foi feita em alvenaria e revestida com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha. A estrutura foi montada por dois engenheiros alemães e é considerada o único marco histórico e religioso da Revolução Acreana.

Na década de 1980, a igreja foi doada para o 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro, que cuida da igreja. Atualmente, apenas os militares usam para fazer orações, mas o local está aberto para visitação pública de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h. 

Parte interna da Igrejinha de Ferro. Foto: Divulgação/Governo do Acre

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade