Festival de Parintins: a ilha divida em azul e vermelho

O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida.

Localizado a 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins, no Amazonas, é palco das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que protagonizam o maior Festival Folclórico do mundo. A cidade, onde tudo é azul e vermelho – as cores dos bois –, encontra harmonia a favor da cultura.

As cores azulada e encarnada estão presentes na arquitetura da cidade, nos espaços públicos, nas casas dos apaixonados pelos bumbás, em hotéis, restaurantes e nas vitrines de loja, onde marcas mundialmente famosas de cor azul adotam mais uma versão na cor vermelha e marcas mundialmente famosas de cor vermelha adotam a versão azul.

O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Lado Azul

O lado azul é conhecido como reduto do Caprichoso. Inclui bairros da cidade onde está localizado o curral Zeca Xibelão. Nos currais, os visitantes podem acompanhar os eventos e ensaios de cada boi e aproveitar uma prévia da magia do festival.

Outro ponto turístico muito visitado no lado azul é a igreja Sagrado Coração

Lado Vermelho

O lado vermelho, conhecido como Baixa do São José, é onde está situado o curral Lindolfo Monteverde, no complexo Cidade Garantido. Do lado vermelho, está também a praça da igreja São Benedito, famosa entre os turistas.

Pontos neutros

Existem ainda pontos neutros em comum, onde estão os principais atrativos turísticos da cidade, como a Praça Digital, com bares e restaurantes; além do Mercado Municipal, com vista para o rio Amazonas; e o Porto da cidade.

57° Festival

Em 2023, cerca de 110 mil turistas estiveram presentes na Ilha de Tupinambarana, durante o Festival de Parintins. O Governo do Amazonas estima que 120 mil turistas visitem a ilha, em 2024, para o 57º Festival.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“A expectativa do número de turistas é significativa, o maior festival de todos os tempos. Pensando nisso, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, tem investido em uma estrutura necessária para atender aos turistas, como o Turistódromo, com centro de atendimento ao turista, uma equipe técnica preparada para sensibilização e orientação para práticas de um turismo seguro e consciente”, destacou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

Neste ano, o Festival de Parintins irá acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho.

*Com informações da Agência Amazonas e Amazonastur

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade