Festa do Cupuaçu: saiba o que fazer em Presidente Figueiredo

O município de Presidente Figueiredo (distante a 130 quilômetros de Manaus) inicia nesta sexta-feira (28), as comemorações da 27ª edição da Festa do Cupuaçu, que seguem até o próximo dia 30. Além das atrações como Bruno e Marrone, Naiara Azevedo e Periclés, os visitantes aproveitam a oportunidade para conhecer as belezas naturais da cidade.Conhecida como a ‘Terra das Cachoeiras’, Presidente Figueiredo, oferece banhos, selva, grutas, cavernas e, obviamente, de quedas d´água. Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras. A maioria dos atrativos possibilita a prática de esportes radicais e de aventura como rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva. O lago da hidrelétrica de Balbina também tem aproveitamento turístico.
Foto: Divulgação/Embratur
A cidade tem cerca de 33 mil habitantes e boa oferta de hospedagem e restaurantes. Os principais atrativos oferecem infraestrutura completa, entre eles, a Cachoeira do Berro D´Água, o Complexo Turístico Iracema Falls, a Cachoeira dos Pássaros e o Parque do Urubuí. O turismo de aventura é o forte dos atrativos locais. O município já é destino dos manauaras durante o fim de semana e feriados, além dos turistas ávidos por roteiros de selva.A BR-174, que corta a selva amazônica, é a principal rodovia de acesso, sendo responsável por interligar Presidente Figueiredo à Manaus; Boa Vista, capital de Roraima; e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.
Foto: Agecom/Chico Batata
Para começar a aventura na terra das cachoeiras, o visitante pode ir até o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada da cidade. Lá é possível encontrar uma exposição de fotos das belezas naturais da região que ajudam na escolha do que ver e fazer em Presidente Figueiredo. Veja uma lista das principais atrações do município:
Estrada de Balbina, AM-240:
Caverna do Maroaga – Km 07;
Cachoeira Berro D’ agua – Km 11;
Reserva Particular do Patrimônio Natural, santuário com tirolesa e trilhas – Km 12;
Cachoeira da Porteira – Km 13;
Cachoeira dos Pássaros – Km 13; e
Cachoeira Pedra Furada – Km 57.BR–174:
Reserva Particular do Patrimônio Natural da Onça – Km 108;
Fazenda Santa Marta – Km 110;
Igarapé do Lajes – Km 113;
Complexo Turístico Iracema Falls – Km 115; e
Comunidade Boa Esperança – KM 120 com corredeira, Lagoa Azul, cachoeiras, caminhada e trilhas na floresta.
Cacuria, ou Cacuriá de Dona Tetê
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade