Família de goianos se surpreende com tamanho de peixe fisgado em pesca esportiva no Amazonas

A família de goianos desembarcou no Amazonas em busca de conhecer espécies famosas, mas se surpreendeu com o resultado da aventura.

Uma família de pescadores esportivos de Goiás veio à Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, em busca dos gigantes dos rios, rica em espécies de peixes, que vão desde os minúsculos artesanais, até o majestoso pirarucu (Arapaima gigas), considerado o maior peixe da Amazônia e do Brasil.

Leia também: Gigantes do Rio Madeira: peixes que surpreendem pelo tamanho

Com uma diversidade de espécies, cores e tamanhos, os rios que banham o Amazonas são um atrativo a parte para a prática do turismo de pesca esportiva, uma modalidade que tem como objetivo principal o lazer e a diversão do pescador. Sem fins comerciais ou alimentares, esse tipo de atividade preza pelo respeito à natureza e à vida dos peixes, praticando o pesque e solte, devolvendo os peixes capturados.

No dia 19 de agosto, a família de turistas goiana visitou o Amazonas em busca de uma aventura pesqueira e, para sua felicidade, a natureza os agraciou com um “monstro” do rio. Segundo o guia de pesca profissional Salomão Rossy, era um Jaú (Zungaro zungaro), de 1,48 centímetros e de 70 quilos. O peixe foi fisgado no Rio Solimões, próximo ao furo do Paracuúba, há 30 minutos de Manaus.

Vídeo: Salamão Rossy/Cedido

Na equipe, estavam o aposentado Valdir Guimarães, a comerciante Julia Guimarães, a médica Michely Guimarães e o esposo, o auditor de controle Eduardo Barbosa, que narraram com entusiasmo o feito ao Portal Amazônia. Michely conta que foi a primeira vez dos pais no Amazonas.

A comerciante Júlia Guimarães, diz que o peixe capturado os deixou emocionados, tanto pelo tamanho quanto pela sua coloração:

Já o “sortudo” da equipe, o aposentado Valdir Guimarães, de 66 anos, contou com empolgação que durante todos os anos como pescador esportivo essa foi a sua primeira experiência de fisgar um peixe tão grande. 

Foto: Salomão Rossy

*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Halloween Sephora: conheça a lenda amazônica por trás da fantasia de Isabelle Nogueira

Entre as figuras mais conhecidas do folclore amazônico está Matinta Perera, uma bruxa que se transforma no pássaro rasga-mortalha e solta um grito estridente e assustador.

Leia também

Publicidade