Dunas do Jalapão: o melhor pôr do sol do Tocantins

Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão

Foto: Divulgação/Washington Luiz

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão é um lugar de descobertas surpreendentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

Porém, um dos destaques do lugar são as dunas. Elas possuem até 30 metros de altura, são formadas por areia dourada (quartzo) e estão em constante movimento, guiadas pelos ventos. Ao seu redor, está a Serra do Espírito Santo, de formação arenosa, cuja ação dos ventos causa a erosão, originando as dunas.

Nas dunas, o turista tem uma vista deslumbrante do Jalapão, além de admirar o pôr do sol (o entardecer é o horário mais indicado para a visita), que é considerado um dos mais belos do Tocantins. O acesso é gratuito e o local permanece aberto até 18h. Não é permitido passar a noite nas dunas. 

Foto: José Afonso/Governo do Estado

Como chegar 

Localizado na região oeste do Tocantins, a 180 km da Capital, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km². Os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins compõem a região, que é uma unidade de conservação ambiental do Tocantins e tem temperatura média de 30º C.

Diversas agências de turismo oferecem o pacote completo até o Jalapão. Em todos os casos, o ponto de partida é Palmas. Da Capital do Estado, segue-se 64 km pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 km pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins, considerada a porta de entrada do Jalapão. Resta seguir até os atrativos, sempre por estradas de terra – o que torna recomendável o uso de veículos com tração 4×4.

Outra opção de acesso à região é sair da Capital pela TO-020, sentido norte (108 km de extensão), com acesso para Novo Acordo. Também é possível trafegar pela TO-030 (100 km de extensão), interligando com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade