Destino turístico estratégico, Novo Airão é ‘palco’ de realities nacionais

Além das belezas naturais únicas, a “terra do boto-cor-de-rosa” possui outras particularidades: o município tem sido uma das principais portas para o ecoturismo na região.

Distante 196 quilômetros da capital amazonense, o município de Novo Airão é conhecido por abrigar um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo – o Arquipélago de Anavilhanas – e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país.

Além das belezas naturais únicas, a “terra do boto-cor-de-rosa” possui outras particularidades: o município tem sido uma das principais portas para o ecoturismo ou turismo de base comunitária na região.

Entenda no Portal Amazônia como Novo Airão tem crescido no mapa do turismo mundial.

Foto: Ricardo Oliveira/Reprodução

Escolhido pelo Ministério do Turismo para integrar a estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), o município foi um dos 12 selecionados, entre 500 cidades, para receber uma consultoria que auxiliará o município na capacitação e construção de um plano de transformação. 

Reality na selva 

Sua popularidade é tanta, que se tornou até cenário para programas televisivos. Parte das gravações da nova temporada do reality de sobrevivência ‘No Limite‘, cujo tema este ano é a Amazônia, ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Direita do Rio Negro, no setor Paduari/Solimões. A área de proteção possui mais de 461 mil hectares e também abrange os municípios de Iranduba e Manacapuru.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), os participantes podem encontrar mais de 40 espécies de mamíferos, incluindo onça-pintada e ariranha; mais de 300 espécies de aves, representando 30% de toda a fauna ornitológica da Amazônia brasileira, além de botos cor-de-rosa, sapos, lagartos, serpentes, quelônios e jacarés. 

Foto: Divulgação/Rede Globo

Na Netflix

Mas, como dito, a região tem sido  “palco” de produções que buscam cenários paradisíacos e, em novembro de 2022, Novo Airão recebeu outro reality, desta vez produzido pela Netflix: Casamento às cegas.

Sucesso de audiência na plataforma de streaming, a terceira temporada do reality show foi ambientada no Arquipélago de Anavilhanas e os participantes ficaram hospedados no hotel Mirante do Gavião, assim como a produção do No Limite.

Foto: Divulgação/Netflix

Turismo futurista e sustentável? 

Juntando turismo com um dos municípios mais ricos em patrimônios biológicos e ecológicos da Amazônia, os proprietários do hotel Mirante do Gavião estão, inclusive, construindo outro hotel na região, que se chamará Mirante do Madadá, com uma proposta ecofuturista. Confira o projeto do hotel sustentável, que foi destaque na Bienal de Veneza:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade