Destino turístico estratégico, Novo Airão é ‘palco’ de realities nacionais

Além das belezas naturais únicas, a “terra do boto-cor-de-rosa” possui outras particularidades: o município tem sido uma das principais portas para o ecoturismo na região.

Distante 196 quilômetros da capital amazonense, o município de Novo Airão é conhecido por abrigar um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo – o Arquipélago de Anavilhanas – e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país.

Além das belezas naturais únicas, a “terra do boto-cor-de-rosa” possui outras particularidades: o município tem sido uma das principais portas para o ecoturismo ou turismo de base comunitária na região.

Entenda no Portal Amazônia como Novo Airão tem crescido no mapa do turismo mundial.

Foto: Ricardo Oliveira/Reprodução

Escolhido pelo Ministério do Turismo para integrar a estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), o município foi um dos 12 selecionados, entre 500 cidades, para receber uma consultoria que auxiliará o município na capacitação e construção de um plano de transformação. 

Reality na selva 

Sua popularidade é tanta, que se tornou até cenário para programas televisivos. Parte das gravações da nova temporada do reality de sobrevivência ‘No Limite‘, cujo tema este ano é a Amazônia, ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Direita do Rio Negro, no setor Paduari/Solimões. A área de proteção possui mais de 461 mil hectares e também abrange os municípios de Iranduba e Manacapuru.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), os participantes podem encontrar mais de 40 espécies de mamíferos, incluindo onça-pintada e ariranha; mais de 300 espécies de aves, representando 30% de toda a fauna ornitológica da Amazônia brasileira, além de botos cor-de-rosa, sapos, lagartos, serpentes, quelônios e jacarés. 

Foto: Divulgação/Rede Globo

Na Netflix

Mas, como dito, a região tem sido  “palco” de produções que buscam cenários paradisíacos e, em novembro de 2022, Novo Airão recebeu outro reality, desta vez produzido pela Netflix: Casamento às cegas.

Sucesso de audiência na plataforma de streaming, a terceira temporada do reality show foi ambientada no Arquipélago de Anavilhanas e os participantes ficaram hospedados no hotel Mirante do Gavião, assim como a produção do No Limite.

Foto: Divulgação/Netflix

Turismo futurista e sustentável? 

Juntando turismo com um dos municípios mais ricos em patrimônios biológicos e ecológicos da Amazônia, os proprietários do hotel Mirante do Gavião estão, inclusive, construindo outro hotel na região, que se chamará Mirante do Madadá, com uma proposta ecofuturista. Confira o projeto do hotel sustentável, que foi destaque na Bienal de Veneza:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade