Cinco lugares para observar a Colômbia do alto

Já pensou conhecer lugares que estão nas alturas? A Colômbia é um país lindo e fica ainda melhor se você tiver que se esforçar um pouco para vê-lo de uma nova perspectiva, como por exemplo, de cima.

Com montanhas sagradas, rochas incomuns e passarelas vertiginosas ao ar livre o país possui várias opções de locais para os visitantes mais aventureiros, há sempre um novo desafio a ser conquistado na Colômbia, veja quais você pode explorar:

1. Monserrate, Bogotá

A montanha de Monserrate é o marco mais famoso de Bogotá e uma fonte de peregrinação. Você pode pegar o teleférico ou o Funicular da montanha até seu pico vertiginoso de 3.152 m acima do nível do mar ou fazer como um peregrino e caminhar (ou correr, como atletas colombianos em treinamento). A subida em degraus íngremes de pedra sobe cerca de 600m e leva cerca de uma hora, embora a alta altitude signifique que é melhor ir devagar. No topo, você encontrará a Igreja de Monserrate, além de cafés e restaurantes, bem como beija-flores coloridos e uma vista deslumbrante.

Leia também: 5 lugares mais assombrados da Colômbia para corajosos

Foto: Reprodução/Artte sano

2. El Peñón, Guatapé

A Rocha Guatapé (conhecida também como La Piedra ou A Pedra) é um monumento nacional, adorado pelos povos indígenas que costumavam habitar a área. Esta enorme rocha foi escalada pela primeira vez em 1954, por três homens que precisaram de cinco dias para escalá-la. Hoje em dia, você pode subir os degraus, encravados em uma fenda na superfície da rocha, em menos de uma hora e aproveitar as vistas do reservatório ao redor e suas ilhas. El Peñón fica ao lado da cidade de Guatapé, Antioquia, a cerca de duas horas de ônibus de Medellín.

Leia também: Cinco festivais curiosos que acontecem na Colômbia

Foto: Reprodução/

3. La Torre Panorâmica de Chipre, Manizales

O poeta chileno Pablo Neruda certa vez descreveu Manizales como ‘la fabrica de atardeceres’ (a fábrica do pôr do sol), mas na verdade é melhor subir na Torre Panorâmica da cidade (também conhecida como Torre al Cielo ou Sky Tower) durante o dia, para poder ver o vulcão Ruiz coberto de neve e a montanha Santa Isabel. A torre, no bairro Chipre, tem um balanço extremo, bar, restaurante e jogos interativos, mas o melhor de tudo são as vistas de sua passarela a céu aberto para o vale, cerca de 300 metros abaixo.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Alcaldía

4. La Popa, Cartagena

A montanha La Popa e o Convento Santa Cruz de la Popa, de 400 anos, dominam a cidade costeira de Cartagena. O pico pode estar a apenas 150 metros acima do nível do mar , mas sua altura e selva espessa protegeram o convento durante toda a turbulenta história da cidade e, todos os anos, centenas de peregrinos descem até ele para uma grande procissão. Embora os peregrinos prefiram escalar La Popa, a maioria dos visitantes evita o calor e as dificuldades do caminho e pega um táxi até o cume, visitando o convento e apreciando vistas gloriosas da cidade.

Foto: Reprodução/Roger W

5. O Pão de Açúcar, La Guajira

El Pilon de Azucar, em La Guajira, oferece uma vista deslumbrante do litoral caribenho da Colômbia com ondas quebrando, areias vermelho-douradas e deserto que se estende até a Venezuela. Esta rocha branca fica a cerca de uma hora de caminhada da vila de Cabo de la Vela e é conhecida pelos indígenas locais como Kamaici (Senhor das coisas do mar). É uma curta subida até o topo, onde há uma imagem da Virgem de Fátima e vistas de tirar o fôlego das praias quase desertas abaixo, em uma região repleta de pássaros.

Foto: Reprodução/Tanenhause
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade