Centro de Atendimento ao Turista: hospitalidade e informação turística em Manaus

O principal posto do CAT funciona no Pavilhão Universal, localizado na praça Adalberto Vale, no centro histórico.

Centro de Atendimento ao Turista. Foto – Thelson Souza/ManausCult

Um dos principais equipamentos voltados ao turismo da capital amazonense, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é voltado para recepcionar, orientar e facilitar a experiência de turistas brasileiros e estrangeiros, promovendo os atrativos locais e reforçando a imagem de Manaus como uma cidade hospitaleira, rica em história, cultura e belezas naturais.

O principal posto do CAT funciona no Pavilhão Universal, localizado na praça Adalberto Vale, no centro histórico, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Construído em ferro e vidro, o prédio é um ícone da arquitetura da Belle Époque em Manaus e fica próximo a locais de grande visitação, como o mercado municipal Adolpho Lisboa, o museu da Cidade e a catedral metropolitana.

Além desse, a cidade conta com mais dois pontos estratégicos de atendimento: um no porto de Manaus, dedicado especialmente aos turistas que chegam por cruzeiros, e outro dentro do mirante Lúcia Almeida, voltado ao receptivo fluvial de turistas.

Entre os serviços oferecidos estão informações sobre roteiros turísticos, mapas, dicas de transporte, gastronomia e cultura local, com atendimento e material bilíngue. Os atendentes são capacitados para garantir uma recepção cordial e eficiente, contribuindo para uma estadia mais segura e agradável.

Centro de Atendimento ao Turista. Foto – Thelson Souza/ManausCult

Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o CAT cumpre um papel essencial na política de valorização do turismo.

“Mais do que fornecer informações, o CAT representa a porta de entrada da experiência turística em Manaus. É onde o visitante tem seu primeiro contato com a cidade e com a riqueza da nossa cultura. É um espaço de acolhimento, de cuidado e de promoção do que temos de melhor”, destacou.

O CAT também funciona como suporte a operadores de turismo, agências e guias, fortalecendo a conexão entre o setor público e a cadeia produtiva do turismo. O local promove ações culturais, como exposições, apresentações e distribuição de materiais informativos sobre eventos tradicionais como o Festival Folclórico de Parintins, o Boi Manaus e o Sou Manaus Passo a Paço.

Serviço

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo como uma importante ferramenta de geração de emprego, renda e valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade.

*Com informações da Prefeitura de Manaus

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade