Centro de Atendimento ao Turista: hospitalidade e informação turística em Manaus

O principal posto do CAT funciona no Pavilhão Universal, localizado na praça Adalberto Vale, no centro histórico.

Centro de Atendimento ao Turista. Foto – Thelson Souza/ManausCult

Um dos principais equipamentos voltados ao turismo da capital amazonense, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é voltado para recepcionar, orientar e facilitar a experiência de turistas brasileiros e estrangeiros, promovendo os atrativos locais e reforçando a imagem de Manaus como uma cidade hospitaleira, rica em história, cultura e belezas naturais.

O principal posto do CAT funciona no Pavilhão Universal, localizado na praça Adalberto Vale, no centro histórico, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Construído em ferro e vidro, o prédio é um ícone da arquitetura da Belle Époque em Manaus e fica próximo a locais de grande visitação, como o mercado municipal Adolpho Lisboa, o museu da Cidade e a catedral metropolitana.

Além desse, a cidade conta com mais dois pontos estratégicos de atendimento: um no porto de Manaus, dedicado especialmente aos turistas que chegam por cruzeiros, e outro dentro do mirante Lúcia Almeida, voltado ao receptivo fluvial de turistas.

Entre os serviços oferecidos estão informações sobre roteiros turísticos, mapas, dicas de transporte, gastronomia e cultura local, com atendimento e material bilíngue. Os atendentes são capacitados para garantir uma recepção cordial e eficiente, contribuindo para uma estadia mais segura e agradável.

Centro de Atendimento ao Turista. Foto – Thelson Souza/ManausCult

Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o CAT cumpre um papel essencial na política de valorização do turismo.

“Mais do que fornecer informações, o CAT representa a porta de entrada da experiência turística em Manaus. É onde o visitante tem seu primeiro contato com a cidade e com a riqueza da nossa cultura. É um espaço de acolhimento, de cuidado e de promoção do que temos de melhor”, destacou.

O CAT também funciona como suporte a operadores de turismo, agências e guias, fortalecendo a conexão entre o setor público e a cadeia produtiva do turismo. O local promove ações culturais, como exposições, apresentações e distribuição de materiais informativos sobre eventos tradicionais como o Festival Folclórico de Parintins, o Boi Manaus e o Sou Manaus Passo a Paço.

Serviço

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo como uma importante ferramenta de geração de emprego, renda e valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade.

*Com informações da Prefeitura de Manaus

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Desintrusão da Terra Indígena Arariboia gera R$ 956 mil em infrações

O plano apresentado pelo governo federal para desocupação da Terra Indígena já foi aprovado pelo STF. 

Leia também

Publicidade