‘Cataratas’ de Santo Antônio: cachoeira é aposta de turismo no Amapá

Em 2025, o turismo local pode ganhar um novo impulso com a implementação de passarelas suspensas para contemplação da cachoeira.

Foto: Divulgação/Fecomércio-AP

As cachoeiras de Santo Antônio, localizadas no município de Laranjal do Jari, no Amapá, são um dos destinos mais fascinantes e ainda pouco explorados da Região Norte do Brasil. Com quedas d’água que despencam a uma altura de 30 metros, o local é um verdadeiro refúgio de beleza natural e tranquilidade. Situada a aproximadamente 270 km de Macapá, a capital do estado, a cachoeira se revela como uma nova aposta turística.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Existem diversas formas de acessar a Cachoeira de Santo Antônio. Uma das rotas mais populares é por meio de embarcações que partem da orla de Laranjal do Jari, com duração de aproximadamente 45 minutos até o destino.

Para quem busca uma alternativa terrestre, a viagem pode ser feita de carro até a comunidade Padaria, de onde os visitantes podem seguir o restante do percurso de embarcação. Além disso, há a possibilidade de percorrer o trajeto completamente por terra, uma opção que atrai aqueles que preferem explorar a natureza ao longo do caminho.

Em 2025, o turismo local pode ganhar um novo impulso com a implementação de passarelas suspensas para contemplação da cachoeira. Essa iniciativa, que busca oferecer uma experiência única aos visitantes, é inspirada nas passarelas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e tem como objetivo permitir que os turistas caminhem por cima das quedas d’água.

Leia também: Barcelos tem a maior cachoeira do Brasil

Foto: Divulgação/Fecomércio-AP

A proposta está em análise pelo Governo do Estado do Amapá e pela Prefeitura de Laranjal do Jari. Em janeiro deste ano, uma empresa especializada realizou o georreferenciamento, topografia e perfuração do solo para o estudo da viabilidade da obra.

A área escolhida para a construção da passarela está localizada ao lado da comunidade Santo Antônio da Cachoeira, pertencente a Laranjal do Jari. Contudo, o secretário de Turismo do município, Jairo Guerreiro, destaca que ainda não há uma previsão para o início das obras, pois o projeto segue em fase de levantamento.

Além de ser um destino turístico promissor, a região da Cachoeira de Santo Antônio abriga a UHE Santo Antonio do Jari, que aproveita a queda natural do rio Jari. A usina foi a primeira hidrelétrica do País a ser construída a partir do conceito “usina-plataforma”, inspirado nas plataformas petrolíferas, onde não há impacto ambiental significativo no entorno do empreendimento, após a finalização das obras.

Foto: Reprodução/CTG Brasil
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

QUIZ: você sabe dizer o que é verdade ou mentira sobre a região amazônica?

Mitos e fatos surpreendentes fazem parte do universo amazônico. Mas será que você consegue distinguir o que é verdade e o que não é?

Leia também

Publicidade