Além dos fervedouros: conheça 5 cachoeiras para aproveitar no Tocantins

Com certeza você já deve ter ouvido falar de um dos grandes atrativos típicos do Estado, mas as atrações vão muito além e é claro que a região também conta com cachoeiras para um banho refrescante, relaxamento e diversão.

O Tocantins é um local recheado de belezas naturais que ajudam a desacelerar da rotina. Com certeza você já deve ter ouvido falar de um dos grandes atrativos típicos do Estado, os fervedouros. Mas as atrações vão muito além e é claro que a região também conta com cachoeiras para um banho refrescante, relaxamento e diversão. 

O Portal Amazônia encontrou cinco cachoeiras ideais para quem deseja aproveitar ao máximo os recursos das terras tocantinenses. Confira:

Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer

Localizado a 16 km de Taquaruçu, o Vale do Vai Quem Quer abriga uma queda d’água de quatro metros. Famosa entre trilheiros e mochileiros, pelo acesso, que é um dos mais difíceis entre os atrativos locais, a cachoeira possibilita um banho entre as pedras que, afirmam os que visitam a cachoeira, é revitalizante e recompensador com a beleza do local. 

Estruturado com um restaurante que serve comida caseira feita no fogão à lenha, o Vale do Vai quem Quer ainda tem área de camping, trilhas ecológicas, poços e cascatas para banho com um cenário inspirador e muito ar fresco. O espaço funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h. Informações pelo telefone (63) 99249-6435.

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Cachoeira da Arara

Localizada dentro do Hotel Fazenda Ecológica, a Cachoeira das Araras é um dos atrativos de acesso mais fácil da região de Taquaruçu. Com uma trilha fácil de caminhar, o local tem uma longa queda de 50 metros e um poço grande e perfeito para nadar. 

O espaço também conta com área de camping, apartamentos, quartos privativos e coletivos, restaurante, uma lagoa e uma capela. A natureza preservada do local é um convite para os aventureiros e amantes de trilhas. Para mais informações: (63) 98404-8203.

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Cachoeira do Prata

Localizada em área particular, dentro do Parque Nacional das Nascentes do Rio Paranaíba, fica a 30 km de São Félix do Tocantins. A Cachoeira possui uma queda d’água bastante forte, com altura de 4 metros por 12 metros de largura pelo rio Prata. 

A região da cachoeira tem grande potencial para contemplação, não sendo permitido banho no local da queda d’água, pois a água é muito forte e o poço formado possui pedras pontiagudas. Acima da cachoeira possui um poço para banho que é utilizado pelos turistas. 

O acesso da cachoeira até o banho é por uma trilha de 155 metros. O local possui três lixeiras e duas churrasqueiras para estadias. Não há sinalização informativa. Não há cobrança de taxa e nem controle na entrada do atrativo. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juscimeira

Cachoeira do Formiga 

Com dois metros de queda d’água, a Cachoeira do Formiga se destaca pela cor de sua água: um azul com verde que deixa qualquer um encantado. O acesso para a cachoeira se dá através da estrada de terra para São Félix do Jalapão (BR-225). 

O espaço fica a aproximadamente 35 km de Mateiros. Ao chegar é preciso fazer uma trilha para alcançar a cachoeira. 

Foto: Reprodução/Viajadora.com

Cachoeira Bela Vista 

Rodeada pela natureza e por um mirante que proporciona uma vista diferenciada da cidade de Palmas, a cachoeira da Bela Vista tem acesso fácil e, por isso, pode ser visitada até mesmo por turistas mais idosos. Para contemplação, descanso ou para organizar pequenos churrascos, um mezanino suspenso foi construído pelos administradores do local e rende boas fotos por parte dos visitantes. 

Com uma queda de aproximadamente sete metros e um poço não muito fundo, a trilha tem uma vista privilegiada do pôr do sol na capital. Ela fica em uma propriedade particular: tem que passar pelo distrito de Taquaruçu, seguir pela rodovia TO 010, em torno de 10 km, depois entrar na estrada de terra até chegar na fazenda. Lá se paga entrada. 

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Farinha de cooperativa registrada no Pará amplia mercado para itens regionais

Recentemente, a ADEPARÁ renovou o Selo de Inspeção Artesanal para a produção de farinha de mandioca e goma de tapioca da cooperativa e incluiu o registro para mais um produto, a macaxeira a vácuo.

Leia também

Publicidade