Com mais de 200 voos para Parintins, Aeroporto de Manaus entra no clima do Festival

O aeroporto montou um esquema especial e lançou um receptivo turístico com uma série de atividades para proporcionar Parintins aos turistas

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Foto: Divulgação

A partir do dia 18 de junho, o Aeroporto Internacional de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, inicia uma operação especial para o Festival Folclórico de Parintins 2025. Com a expectativa de receber mais de 200 voos comerciais exclusivos para o maior evento cultural do Amazonas, o aeroporto montou um esquema operacional especial e lançou um receptivo turístico com uma série de atividades para proporcionar experiências únicas para quem vai viajar nesse período.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O receptivo conta, pela primeira vez, com uma Feira de Economia Criativa com a oferta de produtos artesanais, oficinas para os microempreendedores, shows gratuitos de boi-bumbá para o público, uma exposição de indumentárias dos bois e espaços interativos pelo aeroporto. A programação ocorre em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Amazonastur e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo.

Leia também: Festival Folclórico de Parintins recebe a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, mais alta honraria da cultura brasileira

O receptivo conta, pela primeira vez, com uma Feira de Economia Criativa

A expectativa é que mais de 100 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, sejam impactadas com a programação, que ocorre de forma gratuita de 18 a 27 de junho.

Realizado entre os dias 27, 28 e 29 de junho, o Festival de Parintins arrasta milhares de brincantes para a ilha tupinambarana e é um dos períodos de maior movimentação no aeroporto de Manaus.

A malha aérea foi ampliada com voos comerciais extras entre Manaus e Parintins. O volume de passageiros que vão sair da capital amazonense com destino a Parintins deve registrar incremento superior a 10% com voos comerciais e da aviação geral. O período de pico de viagens ocorrerá entre os dias 25 e 30 de junho.

Leia também: Portal Amazônia responde: quais as diferenças entre o Boi Bumbá e o Bumba Meu Boi?

Segurança reforçada

200 voos para Parintins
Aeroporto de Manaus reforçou sua equipe operacional. Foto: divulgação

Para absorver esse aumento no fluxo de passageiros, o Aeroporto de Manaus reforçou sua equipe operacional, com atenção especial aos serviços de limpeza, atendimento e informações ao público. As forças de segurança, incluindo Polícia Federal e Polícia Militar, contarão com o apoio do sistema de videomonitoramento do terminal.

A fiscalização de bagagens, o controle de acesso a áreas restritas e o patrulhamento nas áreas públicas também serão intensificados.

Saiba mais sobre o Festival Folclórico de Parintins

Aeroporto como janela de promoção turística

A promoção turística e o fomento à economia local são os principais objetivos da Feira de Economia Criativa que ocorre neste ano, no Aeroporto de Manaus. Além de exporem e comercializarem seus produtos, os microempreendedores participam de oficinas focadas nos negócios. A iniciativa segue o código de cultura da companhia de transformar os aeroportos sob sua administração em portais de desenvolvimento que conectam regiões, estimulam a economia local e fortalecem o turismo.

O receptivo conta, pela primeira vez, com uma Feira de Economia Criativa. Foto: divulgação

O Gerente de Operações do Aeroporto de Manaus, Overlach Campos, destaca: “A operação especial que montamos para o Festival de Parintins reflete nosso compromisso com a valorização da cultura local e com a experiência dos passageiros. Ao promover apresentações culturais e a feira com microempreendedores regionais, estamos conectando culturas e territórios, estimulando a economia criativa e celebrando a diversidade. Mais do que um ponto de partida ou chegada, queremos que o aeroporto seja um espaço de cultura, acolhimento e inspiração”.

Esse é o segundo ano que o aeroporto administrado pela VINCI Airports faz parceria com o governo amazonense para promover o turismo e a cultura locais durante o Festival de Parintins. O secretário executivo de cultura do Amazonas, Cândido Jeremias, destaca: “Vamos estar com apresentações artísticas, receptivo e a feira de economia criativa, que são esses empreendedores culturais, que vão ter oportunidade também de vender seus artesanatos nesse período. É uma oportunidade de geração de emprego e renda e para o turismo”, disse.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade