5 curiosidades sobre o Parque Estadual do Cantão e suas riquezas naturais quase intocadas

O PEC é uma área na Amazônia brasileira com mais de 90 mil hectares de fauna e flora preservados.

Com cerca de 7 milhões de km², a bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, na qual cerca de 4 milhões de km² estão na Amazônia brasileira. Estes rios que banham a região guardam centenas de riquezas naturais quase intocadas, como o Parque Estadual do Cantão (PEC), localizado no Estado do Tocantins.

O PEC é uma área na Amazônia brasileira com mais de 90 mil hectares de fauna e flora preservados. O Portal Amazônia reuniu cinco curiosidades sobre o Parque:

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Primeira UC do Tocantins 

O Parque Estadual do Cantão é considerado a primeira Unidade de Conservação (UC) de proteção integral criada no Estado do Tocantins, por meio da Lei Estadual nº 966 de 14 de julho de 1998.

Maior população de boto-do-araguaia

O PEC é uma das UCs mais importantes do país devido à sua riqueza biológica de espécies. Nele estão protegidas mais de 600 espécies de aves e peixes e é o local que abriga a maior população descoberta de boto-do-araguaia (Inia araguaiensis) e de ariranhas (Pteronura brasiliensis), além de sua vasta população de onças-pintadas, jacaré-açu, harpia e outros. 

Fronteira entre Amazônia e Cerrado

O Cantão, como é popularmente conhecido o PEC, possui uma vegetação típica do Cerrado brasileiro e um clima característico da Floresta Amazônica, o que proporciona a coexistência de centenas de espécies dos dois biomas.

A porta de entrada do PEC é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital tocantinense. Os cerca de 90 hectares de extensão são mantidos sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturantis).

Cidades históricas

Para além das paisagens naturais e animais da fauna da Amazônia e Cerrado, dentro dos limites do Parque existem algumas cidades históricas, como é o caso de Araguacema.

Construída ao redor de uma antiga prisão, a cidade virou um destino turístico. Nela estão ruínas de um antigo frigorífico utilizado para abastecer as Forças Armadas do Brasil, na época da Segunda Guerra Mundial. 

Foto: Thiago Sá/Conexão Tocantins

Piscinas naturais e praias

Por ser banhado por vários rios, dentre eles o Araguaia, várias piscinas naturais se formam nos períodos de seca. Além disso, existem várias opções de trilhas ecológicas, como a trilha do ferrugem.

Na cheia, é possível que visitantes aproveitem as várias praias, com paisagens únicas. Vale destacar:

  • Praia da Gaivota
  • Praia da Ilha
  • Praia do Sol

E aí? Você já conhece o Cantão?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

“Todos somos iguais e precisamos uns dos outros”, afirma pajé sobre trabalho digno em Roraima

A participação de imigrantes venezuelanos e povos originários foram destaques do 8° Seminário Roraimense promovido pelo TRT-11.

Leia também

Publicidade