Os pesquisadores usaram um conjunto de dados referentes ao período de 1985 a 2020 fornecido pelo projeto MapBiomas
Os pesquisadores usaram um conjunto de dados referentes ao período de 1985 a 2020 fornecido pelo projeto MapBiomas
Líder indígena brasileiro e ambientalista, Raoni Metuktire é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
O resultado do estudo foi publicado na revista científica Nature Sustainability em meio a discussões de projetos de lei no Congresso Nacional que preveem a autorização de mineração em áreas protegidas, incluindo Terras Indígenas (TIs).
No meio da Floresta Nacional do Carajás existe uma serra que abriga a maior jazida de minério de ferro explorada do mundo.
Além da implantação das minas, construção de estradas de acesso potencializa danos causados à vegetação nativa em região localizada entre Amapá e Pará.
Dados reunidos de 2015 e 2020 mostram que a mineração desmatou 405,36 km² da Amazônia Legal, cerca de 40,5 mil campos de futebol.
O Brasil, na verdade, até hoje não se mostrou competente para enfrentar o problema da mineração, do ecoturismo, do manejo florestal sustentável dos recursos da biodiversidade amazônica, técnica, estratégica, logística e diplomaticamente.
Cerca de 40% dos territórios da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam potencialidades para os depósitos de 13 minerais