O poder das festas populares é tema de debate na Glocal Experience Amazônia

Painel destaca a importância da festa popular regional em todo o Brasil. 

As festas populares da nossa região, como o Festival de Parintins, o Festival Folclórico de Manaus, o Festival de Ciranda de Manacapuru e a Festa do Boi Manaus são expressões fortes da identidade cultural e da paixão pela história amazônica.

No último dia de programação da Glocal Amazônia, evento realizado durante os dias 26, 27 e 28 de agosto pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, o Palco Glocal, abriu espaço, para o debate sobre a importância das festas populares e seu papel na preservação e divulgação das culturas regionais de todo o Brasil, com um olhar especial para a região Amazônica. 

Foto: Divulgação/FRAM

Estiveram presentes no Painel, o carnavalesco Leonardo Bruno, o Diretor Executivo da Maná Produções, André Guimarães, o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, a VP de Reputação da Marca Rock World, Roberta Medina e a produtora e programadora cultural de Belém do Pará, Ane Oliveira, que foram além do debate sobre tradições e crenças, destacando a capacidade profissional de artistas locais em realizar produções e espetáculos grandiosos para o grande público.

A Glocal Experience Amazônia é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com a Dream Factory, e recebe apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e NAVEGAM, e tem por objetivo discutir ações de sustentabilidade visando valorização da Amazônia, gerando também, debates para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de promover painéis temáticos com temas sobre sustentabilidade, cultura e políticas públicas ambientais, o evento disponibilizou workshops, atividades imersivas, oficinas, cinema, área de exposição, gastronomia sustentável e muitas outras atividades ao público que prestigiou o evento no Centro Histórico de Manaus. 

Sobre a Glocal Experience 

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro deste ano. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saiba quais são as 9 construções mais antigas da Amazônia

Em cada cidade da Amazônia Legal existe ao menos uma construção que exala a história local a partir da colonização.

Leia também

Publicidade