Manaus 30º • Nublado
Sábado, 30 Setembro 2023

Dialogando com o ser vivo Vida

Quero propor que você reflita sobre algumas questões na sua relação com este ser vivo chamado Vida. Se você topar, não precisará de muito tempo, pois acredito que as primeiras ideias que virão à cabeça, devem ser consideradas.

Dançando com o ser vivo Vida

Conduzir a vida ou ser conduzido por ela, é possível dançar em sintonia com a vida?

Felicidade além do noticiário da TV e das redes

 O ser humano precisa gerar e receber esperança, as reações e ações estão com cada um de nós.


Qual será o seu próximo prêmio?

Quando penso em companheiros de jornada, identifico em cada um deles, prêmios que a vida trouxe. Mas identifico também barreiras e desafios que eles precisaram ultrapassar com esforço e determinação.

Você é uma boa companhia para você mesmo?

Sua autocobrança o trouxe até aqui e ela precisa ser valorizada. Ninguém chega muito longe sem ela. Mas Roberto quer e pode ir muito além.

Lembranças de outras vidas

Minhas vidas dizem muito sobre mim, mas não apontam o que ainda virá. Para frente, "é preciso ter fé e seguir o coração", diria o próprio Jobs.

Está tudo sob controle?

Há o que está ao nosso alcance, e o que precisa ser feito. E há o momento de soltar, de deixar fluir, de confiar, de entrar na dança das incertezas.

O que é preciso para ajudar alguém?

Ajudar o outro a pensar, acreditar verdadeiramente no seu potencial e dar espaço para ele, requer de nós um tipo de grandeza e de desapego que não costuma ser a nossa natureza.

Para que servem os talentos de Maria?

Costumamos nos concentrar naquilo que não somos bons, usando muita energia para nos transformar em alguém que nunca seremos.

O momento Eureka

Vários minutos se passam, mas o tempo parece parar para Nicole. Ela reflete e enumera dons, talentos e situações que viveu nos seus 40 anos. Seus olhos reviram, parecendo enxergar coisas que só ela vê.

Colocando propósito na missão

Uma vê o trabalho como chato. Outra inseriu um propósito nele, alinhado à uma missão maior. É o mesmo tipo de trabalho, mas não poderiam ser mais diferentes.

Como descobrir a Missão?

Como nas questões mais complexas, a resposta sobre a nossa missão está dentro de nós. Mais do que isso, ela está bem perto, na beira do subconsciente, pronta para cair no consciente. Se não a conhecemos é porque não a buscamos.

A escolha do sucessor do rei

Perceber a missão e focar no seu cumprimento exige sabedoria e disciplina. Dá para fazer além, mas é preciso antes cumprir a missão. Infelizmente, é muito fácil desviar-se dela e confundir os meios com os fins.

A quem cabe criar uma empresa feliz?

Decididamente, a felicidade não é uma responsabilidade do Departamento de RH ou da Diretoria de Felicidade, como a criada recentemente pelo Grupo Heineken, ainda que a iniciativa seja louvável. Não é possível isentar cada um de sua responsabilidade.

Empresa feliz é uma utopia?

Aprendi que empresas podem ser lugares cruéis, de sofrimento e desumanização, mas que não precisam ser assim. Ao contrário, elas podem promover felicidade para sócios, colaboradores, clientes e outros agentes ao seu redor. Para você, isto é uma utopia?

O recado das deusas sobre felicidade

Duas jovens deusas, vivendo hoje em planos diferentes. Ambas nos lembram uma verdade que já sabemos.

Felicidade que faz bem aos negócios

Independentemente de qualquer coisa, você quer ser feliz. Não apenas um momento, um dia, uma fase. Você e eu queremos ser felizes sempre

Lutando contra a procrastinação

A procrastinação está associada a duas situações aparentemente contraditórias: postergamos algo que é muito importante ou o que achamos que poderemos fazer a qualquer momento.

Com que frequência dizemos "eu te amo"? Com que sabor?

O amor é constituído por detalhes que o alimentam ou o corroem, a expressão do amor em palavras pode ser um detalhe importante, se vivido genuinamente.

Você quer um conselho?

Problemas dos outros são fáceis de serem resolvidos, não é mesmo? Somos bons em invadir terrenos que não nos pertencem, muitas vezes, sem ao menos pedir licença.