Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Fevereiro 2023

Agenda positiva e o camarote do governador

Há situações em que poderemos precisar do luto, do curtir a dor, do lamber as feridas. O problema é quando este momento se prolonga e nos aprisiona.

A luta de minha querida amiga

Ela luta contra a dor, com a força de seus aliados superiores. Eles não deixam de corresponder. A dor se vai novamente, mesmo que prometa voltar.

Você tem algum inimigo?

Não creio que tenha formado inimigos, pelo menos, eu não me sinto inimigo de ninguém. Mas existe um inimigo poderoso que pode passar despercebido.

​Trem de chegada e de partida

Defendo que o fechamento de ciclos deve ser comemorado. Em algumas culturas, comemora-se a morte com festas em homenagem a quem parte. Para mim faz todo o sentido.

Em 2023, o que seria o realismo inteligente?

Até certo ponto, a confiança tem o poder das chamadas "profecias autorrealizáveis". Se eu acredito que o futuro será melhor, eu vou me mexer neste sentido.

O que levamos de 2022: âncoras ou raízes?

Quando lembrarmos de 2022, o que virá mais fortemente em nossa mente? Se tivéssemos que dar um título, uma manchete para o ano que termina, qual seria?

Mais diferenças, menos desigualdades

Os ismos estão cada vez mais fortes. Os grupos, minoritários ou não, se organizam entre iguais, em nome desta ou daquela causa, que pode até ser nobre, mas que separa, discrimina e tenta fazer o outro calar a boca.

Cadê o líder?

Ser líder traz em si responsabilidades que vão além de seu estado de ânimo, de sua vontade ou da preocupação consigo mesmo.

Pai e chefe não são coleguinhas

Para ser um líder autêntico é preciso ter coragem para exercer diferentes estilos, quando necessário. É bom se for querido, mas é preciso coragem para também não ser.

Um por todos e todos por um ou cada um com os seus problemas?

O que ocorre com as famílias, também acontece nas empresas, entre os grupos de amigos e nas redes de profissionais. Mas cada um tem a sua própria história, a sua trajetória, os seus desafios únicos.

DanDan, o nosso super-herói

DanDan é um super-herói. Com 8 anos, ele parece ter vindo com uma missão também especial. Transmite um tipo de inocência sábia. É alegre e torna os ambientes alegres. Ensina amor aos adultos.

Como andam as nossas egrégoras?

Formamos egrégoras na família, nas empresas, no país e no conjunto deles. Há as egrégoras positivas e negativas e, quando as criamos conscientemente, estamos colocando nela um sentido, que vai contribuir para os nossos objetivos maiores.

O sonho, a missão e o propósito de Jacira

Jacira acredita na existência de um Criador e se questionava com frequência sobre o que veio fazer neste mundo. Teria que haver um sentido. Mas como descobrir a sua missão?

Mensagens do além e para o além

É comum ouvirmos histórias de sonhos, inspirações ou lembranças em momentos oportunos, que nos ajudam em nossa jornada e, às vezes, nos livram de maus bocados. Seriam apenas coincidências?

​O que seria aprender a aprender?

Se todas as respostas estão disponíveis em abundância, o aprender a aprender seria, então, buscar as melhores perguntas?

Para preservar é preciso mudar

É preciso coragem para mudar. E para não mudar? É possível não mudar? O que teria acontecido com Ricardo se a decisão consciente ou inconsciente fosse a de manter-se no controle, apegado, desgastando energias desnecessariamente? Para onde a vida teria o levado?

A metáfora que não deu certo, mas que deu certo

Confirmei que comunicação não é o que transmitimos, mas o que o outro entende. A mosca azul aparece de maneira diferente para cada um. O que você entende por mosca azul, caro leitor?

Em que momento da vida você está?

A teoria dos septênios de Rudolf Steiner explica que, de tempos em tempos, somos cobrados por nós mesmos (ou seria pelo universo?) sobre o que estamos fazendo com a nossa vida e para onde estamos indo.

Viver de escrever II – A missão

Costumo dizer que eu não sou escritor, mas o meu anjo de guarda é. Não sei se é um bom escritor, mas escreve. Neste papel, eu sou o crítico primeiro de seus textos e, às vezes, tão rigoroso, que nem deixo ir adiante a ideia.

Viver de escrever

Além do dinheiro para pagar contas, o que ficará do seu trabalho diário? Será ele capaz de deixar alguma marca em um único leitor sequer?