Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

Casarão dos Ingleses: entenda o vínculo com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Existem duas grandes teorias que cercam as estruturas arquitetônicas do patrimônio construído ao lado da cachoeira de Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Em uma das teorias, a residência era habitada por ingleses, a outra conta que os habitantes eram bolivianos.

Historiador mostra presença feminina na construção de ferrovia

Repleto de mapas e fotografias, o livro apresenta o papel da mulher na obra e na administração de ferrovia concluída em 1912.

Ferrovia que originou Porto Velho completa 110 anos

Conheça a personagem da história que ficou órfã de pai e mãe no dia em que nasceu.

Litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: vagão é memória viva da história de Rondônia

Com mais de 100 anos de existência, a litorina servia, dentre outras coisas, para transportar salário de operários. Passeios ainda estão suspensos.

Você sabia que as três marias de Porto Velho "nasceram" nos EUA?

As três caixas d'água são símbolos da cidade e estão estampadas na bandeira do município, por serem o memorial histórico do surgimento da cidade e uma homenagem à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma ferrovia no atual estado de Rondônia, no Brasil, considerada um ícone ferroviário mundial.

Estação tombada como patrimônio histórico pode virar comércio

A antiga sede administrativa da EFMM, conhecida como Prédio do Relógio, atualmente abriga parte da prefeitura da Capital.