Em ano de pandemia, municípios da região turística do Jalapão celebram aniversário sem os tradicionais festejos
Localizada na região leste do estado do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima.
A cidade de Mateiros recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. Nessa região, encontram-se as trilhas e mirantes da Serra do Espírito Santo, Dunas, Fervedouros, além da cachoeira do Formiga, cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo.
São Félix do Tocantins
O município de São Félix, também localizado no Jalapão, completou nesse sábado, 20, aniversário de 30 anos de emancipação política. O município está localizado a 263 km de Palmas. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.
Geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao norte com o município de Lizarda, ao sul com Mateiros, a oeste com Novo Acordo e a leste com o estado do Maranhão.
São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (Monacc), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre os atrativos do município, estão a Praia do Alecrim, o Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.
Para o presidente o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, Mateiros e São Félix são importantes municípios da região do Jalapão que traduzem as riquezas culturais e turísticas do Tocantins. “Em nome do governador Mauro Carlesse, parabenizamos os municípios que contribuem para atração de turistas e da preservação da cultura local, favorecendo a geração de renda para toda a comunidade”, destacou.